Etapas da Formação


etapas_voc

Animação VocacionalServiço de Animação Vocacional

“Estou aqui. O Senhor me chamou?” (1Sm 3,5)

01É missão de toda a Franciscana Alcantarina. Rezar e zelar pelas vocações, ser testemunho para as jovens vocacionadas. É também nossa maior alegria ajudar jovens em processo de discernimento vocacional, orientá-los a perceberem a voz de Deus e deixar-se conduzir pelos Seus caminhos. Para isso nos servimos de todos os meios que propicie atingir este objetivo. A tecnologia é um deles.O Serviço de Animação Vocacional é a primeira etapa do processo formativo, em que a pessoa é acompanhada na realidade onde vive junto à família e a sua comunidade de fé.O SAV (Serviço de Animação Vocacional) é um serviço formativo que objetiva despertar, animar e acompanhar a jovem no discernimento pessoal, progressivo e contínuo de sua vocação. Este processo inicia com um despertar de valores da vida e a conscientização para a missão comum de todos os batizados: viver o Evangelho de Jesus Cristo e anunciá-lo aos irmãos e irmãs.A vocação humana é uma escolha divina e esta deve ser descoberta, evocada e assumida no coração da pessoa. Durante este processo inicial, algumas atividades são importantes e podem ajudar a encontrar caminhos como: participar de grupos de reflexão vocacional na comunidade de fé; conversar com as irmãs para criar laços de proximidade e descobrir o que é a Vida Religiosa Franciscana e como acontece o chamado de Deus para esta forma de vida; participar de encontros de reflexão e retiros vocacionais promovidos pelas irmãs; conversar com jovens vocacionados (as); e, principalmente, rezar muito para que Deus possa mostrar o caminho.Após o período de acompanhamento vocacional com uma de nossas irmãs, a jovem que se sentir chamada para a Vida Religiosa Franciscana Alcantarina, e perceber que se sente inclinada para este chamado que Deus está fazendo para ela, poderá ingressar em nossa fraternidade.

Pré-Postulado

“Mestre, onde moras?” (Jo 1-38).

????????????????????????Etapa Fromação Pre-Postulado (3) O Pré-Postulado é a etapa de formação em que a vocacionada à Vida Religiosa Franciscana Alcantarina aprofunda suas motivações vocacionais e aprimora sua formação como pessoa desenvolvendo as dimensões: humana, cristã, sociopolítica e particularmente, a formação para o seguimento de Jesus Cristo no modo da nossa Família Religiosa.É o momento em que a jovem vem até nós, depois de acolher e escutar o chamado de Deus e quer ver como vivemos, conhecer nosso estilo de vida. Convivendo conosco e experimentando no dia a Etapa Fromação Pre-Postulado (4)dia a vivência fraterna e a vida de oração, bem como, nosso apostolado. (“Vinde e vede” Jo 3,9).Durante este tempo, a jovem é acompanhada por uma comunidade formadora, da qual uma das irmãs é responsável pelo acompanhamento das jovens. Além da convivência diária com as irmãs e demais jovens vocacionadas, acontecem encontros periódicos de formação, participação nas atividades da missão das irmãs, momentos sistemáticos de formação, formação acadêmica, participação em pastorais na vida da comunidade de fé e momentos diários de oração comunitária e individual.A jovem é introduzida gradual e progressivamente no estilo de vida do Instituto e da Província, assumindo seus dons e Etapa Fromação Pre-Postulado (1)seus valores, cultivando a reverência e a defesa da vida, o senso de justiça e solidariedade com as pessoas e com toda a criação, cultivando a experiência franciscana da partilha e do diálogo, assumindo sua identidade cristã e engajando-se na promoção e no cuidado da vida, especialmente dos mais pobres e marginalizados.Para a admissão à etapa seguinte, a jovem precisa sentir-se atraída e cativada pelo Deus da Vida, com o coração desejoso de continuar a caminhada e realizar seu pedido por escrito à Superiora Provincial, onde expressa seu desejo de ingressar no Postulado.

Postulado

Etapa Formação - Postulado (1)Etapa Formação - Postulado (2)O Postulado é uma etapa em que a jovem descobre os motivos profundos de sua vocação e amadurece a clareza do chamado de Deus à vida religiosa, no nosso Instituto; aprofunda sua cultura religiosa para um caminho de fé mais consciente. É um período de tempo em que a vocacionada vai aprofundando o autoconhecimento, as razões de sua escolha pela Vida Religiosa Franciscana Alcantarina; busca clareza na sua opção vocacional para poder decidir com maturidade sua Vocação no seguimento de Jesus Cristo, na Vida Religiosa Consagrada.Etapa Formação - Postulado (3)A duração desta etapa é de mais ou menos dois anos. É um tempo privilegiado em que a postulante aprofunda sua busca e procura conhecer o Carisma e a missão da Congregação. É a etapa emque a candidata faz uma experiência comunitária mais participativa e madura, aprimorando seus conhecimentos e avaliando suas capacidades e motivações para a vida em comum, amadurecendo a decisão de ingressar no noviciado.No final desta etapa, acontece o ingresso no Noviciado, onde novamente a jovem, de maneira espontânea, expressa seu desejo de continuar a caminhada, manifestando mais uma vez este pedido, por escrito, à Superiora Provincial.

 Noviciado

“Foram, viram onde morava e ficaram com Ele.” (Jo, 1-39)

 Etapa Formação - Noviciado (3)Etapa Formação - Noviciado (1)O tempo do noviciado é a etapa de Formação Inicial onde a jovem inicia propriamente sua caminhada na Vida Religiosa. É um período mais intenso na formação, aprofundamento nos estudos, e principalmente, no conhecimento da pessoa e da Proposta de Jesus Cristo através de uma intensa Vida de oração pessoal e também comunitária. Com base na experiência de Deus, a formanda se habilita a discernir sua opção vocacional e a seguir Jesus Cristo como Franciscana Alcantarina.Durante o Noviciado, que tem a duração de dEtapa Formação - Noviciado (4)ois anos Etapa Formação - Noviciadocompletos, a noviça tem contato com os documentos da Congregação e sua história, a vida e missão da sua fundadora, o estudo da legislação, a reflexão dos escritos de São Francisco, o conhecimento da organização interna da Família Franciscana Alcantarina e da Vida Religiosa como um todo; a reflexão sobre os votos de pobreza, obediência e castidade da Vida Consagrada, a experiência concreta de vida fraterna junto às irmãs e às comunidades da Província.É um “aprender na Escola de Jesus”, ficando com Ele mais especificamente durante o primeiro ano, chamado “Ano Canônico” período em que acontecem os momentos de oração Etapa Formação - Noviciado (2)mais sistematizados, e a vivência comunitária e de estudos são mais intensos, para depois “sair atrás dele”, no segundo ano, através de uma experiência apostólica nas áreas da missão provincial, em uma de nossas atividades.No final do Noviciado, se a noviça, se sentir apta a abraçar esta Forma de Vida, realiza seu pedido à Superiora Provincial, onde expressa seu desejo livre de emitir os Votos Temporários neste estilo de vida e missão.

Juniorato

“Para que ficassem em sua companhia. E para enviá-los…” (Mc 3,14-15).

???????????????????????????????Etapa da Formação - Juniorato (3)O Juniorato é a última etapa da Formação Inicial. É o período que se inicia com a emissã o dos Votos temporários e se estende até os Votos Perpétuos.Etapa de Internalização da Vida Religiosa Consagrada, através dos valores da Vocação Franciscana Alcantarina: aprofundamento do seguimento de Jesus; aprofundamento do Carisma Institucional; aprofundamento do Caminho de Vida Fraterna; inserção Missionária; especialização profissional. Nele a formanda confirma seu carisma pessoal dentro das opções da Província e do projeto Histórico da Congregação. Neste período, ela intensifica o processo de unificação de sua vida no amor pessoal a Jesus Cristo, na entrega pelo Reino, segundo o espírito de São Francisco, de São Pedro de Alcântara, e dos nossos Fundadores, através da Profissão Perpétua.O tempo da profissão temporária solidifica a formação inicial nos seus diversos aspectos, teóricos e práticos, fortalecendo a irmã no crescimento da sua vocação e assumindo a missão própria da Congregação, como resposta aos desafios do mundo de hoje.  Etapa da Formação - Juniorato (4)Neste período a irmã vive em uma comunidade religiosa, onde partilha e Etapa da Formação - Juniorato (1)doa a vida na participação da mesma e em atividades pastorais. Faz seus estudos espirituais, acadêmicos e realiza suas tarefas assumidas na comunidade, preparando-se, assim, para servir a Igreja, a Congregação e o povo de Deus.Este período de formação tem a duração mínima de seis anos, mas pode se prolongar no máximo até nove anos, renovando anualmente a sua profissão temporária.Depois deste tempo de formação, a irmã se assim o quiser faz o pedido para a Profissão Perpétua, entrando então na etapa da Formação Permanente.

 

Formação Permanente

“Aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração.” (Mt 11,29)

Etapat Formação - Form. Pemanente (1)Etapat Formação - Form. Pemanente (2)    Com a Profissão Perpétua, tem início a Formação Permanente, ou seja, a irmã continua seu processo de formação continuada, por toda a sua vida, reconhecendo que é discípula e por isso tem sempre a aprender.O seguimento de Jesus Cristo exige perseverança na busca, abertura ao novo, conversão contínua, atitude de humildade, cultivo da oração pessoal e comunitária, vida em fraternidade, dispondo-nos a recomeçar sempre de novo, como discípulas consagradas do grande Mestre Jesus, que nos forma na e para a missão, em nosso tempo de mudança de época e época de mudança,tornando-nos um sinal de Etapat Formação - Form. Pemanente (4)esperança para o mundo em luta.Etapat Formação - Form. Pemanente (3)

 

 

 

 

 

 

 

 


↩ Voltar