TEMPO DE PÁSCOA…


 “… Eu vim para que tenham VIDA e a tenham em abundância”( Jo 10,10)

VidaPáscoa é tempo de colocar a fraternidade a serviço da VIDA, tempo de conversão, de ouvir a Palavra da vida, tempo de retomar nossa FÉ, tempo de celebrar a esperança que existe dentro de nós, tempo de voltar ao primeiro amor (Ap 2,4).

Tempo de Páscoa é tempo de festa, de deixar tudo que é velho para trás, tempo de abertura para o novo. Vida nova que brota da cruz, tempo de conversão ao Projeto de Deus na vida de cada um de nós.

Tempo de certeza da presença de Cristo em nossas vidas. “Eis que estarei convosco todos os dias até o final dos tempos” (Mt 28,20). Esta passagem nos recorda que pela ressurreição, Jesus ganhou uma dimensão cósmica. Ele se encontra em todas as coisas. Ele se encontra no tempo, é o Senhor da nossa historia.

Como nos lembra nosso querido Dom Pedro Casaldaliga: “a alternativa cristã é: ou a vida ou a ressurreição. Queremos escolher a vida e a ressurreição, queremos Celebrar o mistério Pascal de Jesus Cristo, queremos celebrar Cristo na vida das pessoas, das comunidades e a vida das comunidades em Cristo”.

Tempo de Páscoa… É acreditar na ressurreição de Cristo como fundamento da nossa fé e o motivo de esperança em nossa própria ressurreição.

É tempo de Páscoa… as sombras da morte vão perdendo força, a luta pela vida toma posição, onde havia medo surge a coragem, onde havia desânimo a esperança toma lugar, o individualismo cede espaço ao comunitário e o comodismo se abre para solidariedade. Um novo tempo começa a se instaurar.

Tempo de Páscoa… Um tempo de solidariedade, um tempo de abertura para o social, e como acontece todos os anos no Brasil, a dimensão comunitária da quaresma é assumida pela Igreja através da Campanha da Fraternidade, que neste ano de 2015, teve como Tema: Fraternidade: Igreja e sociedade, e como Lema: “Eu vim para servir” (cf Mc 10,45). Tendo como um dos principais objetivos: Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas. Por isso, somos chamados como cristãos a assumir este desafio que nos propõe a Igreja através da CF2015, testemunhar a nova criação, pelo serviço concreto aos irmãos, na transformação do mundo, colaborando com a salvação que Deus vem trazer a todos através de seu Filho.

Nesta Páscoa, vivamos intensamente a dimensão do serviço ao próximo com espírito fraterno, com alteridade, sentindo a dor do outro, sendo homens e mulheres segundo o coração de Deus.Tudo quanto fizerdes fazei-o de todo coração” (Cl 3,22), para que Cristo ressuscitado viva em nós (Gl 2,19-20).

Deixemos CRISTO fazer morada em nosso coração. Deixemos que a liturgia da Vigília Pascal nos interpele: “duelam forte e mais forte é a vida que vence a morte”, lembrando que a VIDA sempre vence a morte.

Neste espírito fraterno desejo a todos uma Feliz e Santa Páscoa!

Ir. Virgínia Matias Homem


↩ Voltar