Assembleia da Família Franciscana de Belo Horizonte


No último domingo, dia 14 de junho, aconteceu na Fraternidade do Recanto São José São José, a Assembleia da Família Franciscana de Belo Horizonte.

Recebemos alguns irmãos que, assim como nós, seguem a Cristo através das pegadas de Francisco. Em assembleia reunida, tivemos a graça de refletir sobre o tema: Papa Francisco e a vida Franciscana, muito bem exposto por Irmã Regina, superiora provincial da Congregação das Irmãs Clarissas Franciscanas. Trabalhamos a carta aos consagrados, na qual tratamos dos três objetivos essenciais: Olhar com gratidão o passado, Viver com paixão o presente e abraçar o futuro com esperança. Fez-se uma analogia com a proposta Franciscana, atualizando as palavras de Francisco de acordo com nossa realidade no momento atual, para acolher o hoje de Deus e suas novidades e surpresas sem medo e resistências e com fidelidade e alegria.

Partilhamos em grupos questões relevantes sobre a atuação da FFB-MG, como, por exemplo:

– O que alcançamos e o quanto ainda temos de alcançar;

– O problema em relação a escassez das vocações e a falta de atração a Vida Religiosa;

– A integração da Família Franciscana que atualmente se encontra dispersa;

– Propostas para a Assembleia Nacional da FFB.

O dia foi repleto da alegria franciscana, rico em reflexão e partilha. Sentimo-nos convidados a repassar nossa história, reavivando e recordando, em uma vivência autêntica do Evangelho que nos proporciona abraçar o futuro com viva esperança.


↩ Voltar