NATAL … O melhor presente é sempre o amor



“Que o Natal comece no seu coração
Que seja pra todos, sem ter distinção
Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for.
 melhor presente é sempre o amor.”

(Música: Natal todo dia – Roupa Nova)

 

Como reflexão para este Natal quero trazer a inspiradora letra desta musica do grupo Roupa Nova. O natal deve começar no nosso coração, Jesus é o nosso melhor presente. É preciso traduzir em gestos concretos os nossos sonhos de natal e depois, finalmente, fazer todos os dias, do amor o grande presente de NATAL, na nossa vida e na v

ida daqueles que partilham a vida conosco.

Em sua homilia de Natal  há uns anos atrás, nosso querido Papa Francisco lembrava que “DEUS É ASSIM Ele dá sempre o primeiro passo, Ele se move para nós.”  O que devemos nos perguntas é quais são os passos que eu dou em direção ao meu irmão? Um Deus se fez um de nós para estar próximo a nós, um Deus se move na nossa direção a todo o momento, que movimento eu faço para estar com Deus, para seguir seus passos e assumir os mesmos sentimentos de Jesus Cristo?

Através do salmo 85 conseguimos entender como devemos agir para nos deixar TOCAR pelo Cristo que se move até nós assumindo nossa humanidade.
“Escutarei o que Deus, o Senhor, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura. Certamente que a salvação está perto daqueles que temem, para que a glória habite na nossa terra. A misericórdia e a verdade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus.  Também o Senhor dará o que é bom, e a nossa terra dará o seu fruto. A justiça andará na sua frente…”

Deus é bom é fiel, é misericordioso, lança sobre nós um olhar de compaixão. Por isso o NATAL é o tempo para deixar-se TOCAR pelo menino Jesus e  sua ternura. E como nos diz a música: o melhor presente é sempre o AMOR. Quando nos detemos no centro da liturgia da noite de natal, percebemos que traz à nossa consciência o presente original do Natal: “naquela noite santa Deus, fazendo-se carne, quis fazer-se presente para os homens, doou a si mesmo por nós; Deus fez de seu Filho único um presente para nós, assumiu a nossa humanidade para doar-nos a sua divindade”. Este é o grande presente do NATAL, o grande amor de Deus pela humanidade.

Continuando nossa reflexão sobre este grande PRESENTE DE AMOR que Deus nos deu através de seu filho,  nos deparamos com o olhar de São Francisco, homem fascinado pelo mistério da encarnação e desejoso de contemplar com seus próprios olhos tamanho mistério de amor, pobreza e serviço, no qual o Altíssimo Rei e Pai celestial, o Deus Onipotente desce de seu trono e se faz frágil e vulnerável por amor à humanidade.

Assim, Francisco faz, em uma noite de Natal, em Greccio, um presépio vivo para que pudesse ter os mesmos sentimentos que os Reis magos tiveram ao contemplar o Messias em uma manjedoura, a fim de que pudesse fazer memória de tão grande acontecimento e oferecer seu presente, que diferente dos reis que ofereceram ouro, incenso e mirra, ofereceria a Cristo o seu próprio ser. Como não ficar pasmo ao contemplar tamanha humildade de um Deus que se faz pobre, servo e humilde. E, com certeza, este foi o grande desejo de Francisco ao recriar o presépio, nos ajudar refletir e experimentar os sentimentos vividos naquela sublime noite, a humildade de um Deus que se fez um de nós para estar mais perto de nós que nós mesmos.

Outro grande exemplo que nos motiva a viver o Natal com espirito de fidelidade e constância é Maria, modelo de preparação e vivência para o Natal. Maria trouxe em seu ventre o grande PRESENTE de Deus para humanidade.

Maria neste Natal nos ensina através de sua atitude de fé, que consiste em escutar a Palavra de Deus para se abandonar a essa Palavra com plena disponibilidade de mente e de coração. Ao responder ao Anjo, Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra.” Ao dar um “sim” cheio de fé, Maria não sabia por que caminhos deveria se aventurar que dor deveria padecer, que riscos enfrentaria. Mas abandona-se totalmente n’Ele, abandona-se ao Seu amor. Nisto consiste a fé de Maria, abandonar-se totalmente nas mãos do Pai.. O seu exemplo de disponibilidade, que ainda no início da gravidez, colocou-se a caminho, até a casa de sua prima, passando por caminhos difíceis, montanhosos, simbolizando o caminho interior que ela realizou para assimilar a grandeza e a importância da missão que o Altíssimo lhe confiara.  Outra característica importante é a capacidade da Mãe de Cristo de reconhecer o tempo de Deus. Maria é quem tornou possível a encarnação do Filho de Deus, “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto”. (Rm 16, 25).

Nesta noite santa, diante do Presépio coloquemos nossa vida como presente no coração do menino Jesus que se fez e se faz todos os dias presente de amor para nós. Deus está em todo coração que pulsa de amor pela humanidade, em todo coração que se faz irmão, que sabe viver a verdadeira fraternidade. Em todo coração que acolhe com generosidade o irmão que está ao seu lado. O melhor presente que podemos dar ao menino Jesus neste natal é vivermos com fidelidade a nossa missão de cristãos, ou seja, estar a serviço da VIDA, para que esta seja novamente vida bendita vivida em abundancia.

FELIZ NATAL minhas queridas irmãs! Feliz Natal a todos que nos acompanham pela nossa página na internet. Que JESUS receba de todos nós um coração cheio de AMOR como presente neste NATAL.

Fraternalmente,

Irmã Virgínia Matias Homem – Custódia Provincial


↩ Voltar