Nossa missão é transmitir RESSURREIÇÃO


Cada vez que faço uma reflexão sobre a Páscoa me lembro do grande poeta e profeta Dom Pedro Casaldáliga. Ressalto que já li muito sobre este santo dos nossos tempos, mas o modo como ele fala de esperança sempre me encanta e me faz refletir. Não me recordo em qual de suas inúmeras entrevistas, mas lembro de que em alguma delas ele fala da Páscoa, e com palavras simples a descreve assim: “… depois da síntese final da Páscoa de Cristo não nos é mais permitido viver tristes. Agora a verdadeira alternativa é: ou a VIDA ou a RESSURREIÇÃO. …Tudo começa com a ressurreição, sem ela não há esperança. …Nossa missão é transmitir RESSURREIÇÃO.”

Se nossa missão é transmitir ressurreição, somos chamadas e transmitir esperança e vida a todos que encontrarmos no cotidiano de nossa missão apostólica. Somos chamadas a testemunhar a alegria do ressuscitado e a encher de esperança aqueles que a perderam pelas circunstancias da vida.

Como Franciscana e Alcantarina nossa missão é transmitir ressurreição pela alegria franciscana e pelo espírito de oração e devoção à luz da espiritualidade de São Pedro de Alcântara. Este ultimo em seu tratado de oração nos convida a considerar cada uma das aparições de Jesus depois da ressurreição como um chamado a viver aquele momento em nossa vida novamente. Quando Jesus ressuscitado aparece a Maria, sua mãe, ela que experimentou o sofrimento do crucificado se alegra grandemente com sua ressurreição e escolhe com Cristo a VIDA.  Jesus apareceu também às outras Marias e a Maria Madalena que choravam no sepulcro, e aquela que mais amou, mais chorou, mais perseverou e com maior solicitude o procurou a esta se mostrou, estejamos certas de que se o procurarmos com solicitude e com perseverança também o encontraremos. E como apareceu aos discípulos de Emaús, como se mostrou amável, quão amorosamente se revelou a eles e os deixou com mel e doçura nos lábios. Assim também, se as nossas conversas forem como a dos discípulos de Emaús, em nossas comunidades compartilhemos aquilo que compartilhavam no caminho, ou seja, as dores e os sofrimentos de Cristo, as angústias e incertezas, o desejo da ressurreição e estejamos certos de que não nos faltará jamais a sua presença e a sua companhia no final da tarde de nossas vidas. (cfr. Reflexão baseada no Tratado de Oração- São Pedro de Alcântara).

Procuremos viver a alegria da ressurreição como um grande acontecimento em nossa vida, viver todos os dias testemunhando esta alegria esta esperança em nossa missão.

Continuando nesta linha de reflexão não posso deixar de lembrar nosso querido Papa Francisco que, em sua homilia no dia de Páscoa deste ano também nos falou de esperança e nos exortou dizendo: “a Páscoa é a festa da remoção das pedras. Deus remove as pedras mais duras, contra as quais vão embater esperanças e expectativa, a morte, o pecado, o medo, o mundanismo. Cristo vem fazer novas todas as coisas, inverter as nossas decepções. Nesta Páscoa, cada um é chamado a encontrar, no Vivente, Aquele que remove do coração as pedras mais pesadas. O Senhor não habita na resignação. Ressuscitou, não está lá; não O procures, onde nunca O encontrarás. Não é o Deus dos mortos, mas dos vivos (cf. Mt 22, 32). Não sepultes a esperança!”

Papa Francisco continua sua reflexão lembrando o quanto Deus nos ama, e a Páscoa é a grande prova deste amor. “Ama-nos a ponto de experimentar a angústia, o abandono, a morte e a mansão dos mortos para de lá sair vitorioso e dizer-te: ‘Não estás sozinho, confia em Mim!’ Jesus é especialista em transformar as nossas mortes em vida, os nossos lamentos em dança (cf. Sl 30,12). Com Ele, podemos realizar também nós a Páscoa, isto é, a passagem: passagem do fechamento à comunhão, da desolação ao conforto, do medo à confiança. Não fiquemos a olhar para o chão.”

Não podemos continuar olhando para o chão, não podemos escolher a tristeza, a desolação e o desanimo, fixemos nossos olhos no alto, no ressuscitado, é ELE o motivo da nossa ESPERANÇA. N’Ele a cada dia renasce a nossa esperança.

Por isso, nesta PÁSCOA somos convidados a renovar esta esperança, a transformar a nossa vida, a sonhar o sonho daqueles que foram justificados em Cristo Jesus, ELE venceu a morte e nos trouxe vida e VIDA em abundancia. Olhemos para o alto e olhemos com o olhar de Jesus, cheio de compaixão, misericórdia e esperança.

FELIZ E SANTA PÁSCOA A TODOS!


↩ Voltar