As Fraternidades celebraram São Francisco de Assis


 

Para toda a Família Franciscana, celebrar São Francisco de Assis, é celebrar a ação de Deus que nos faz irmãs e irmãos uns dos outros. É reascender a chama da sua adesão a Jesus Cristo e o seu cuidado pela casa comum, como no indica no Cântico das Criaturas.

De diferentes modos, conforme a cultura do lugar e o tipo de missão de cada Fraternidade cantamos louvores ao Deus Altíssimo com a Celebração da Missa e com outras atividades a fins como a bênção dos animais, ações que favorecem a ecologia integral.

Nestes dias esta fraternidade foi a Sede do Capítulo Provincial Extraordinário da nossa Província. A Missa Solene de São Francisco de Assis, presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R, que, com uma inspirada sabedoria, nos deu pistas preciosas para uma ecologia integrada. Refletiu sobre 3 propostas para construir a casa comum. Primeiro a Revolução Teológica, que significa a missão de salvar Deus que nos Salva. Como? Na intimidade com o Senhor, rompendo com os partidarismos, pois Deus é o Deus da Vida, de toda a vida. E esse Deus é o Deus de Jesus Cristo. A segunda proposta é a Revolução Antropológica, ou seja, resgatar o humanismo. Salvar a falta de projetos e de sentido da vida, sobretudo em meio aos jovens. Ajudar as pessoas a encontrarem a razão da nossa fé. Assim sendo, conseguiremos perceber  quanta vida descartada. E, por fim a Revolução Ecológica, perguntando por que trazer isso para dentro da nossa fé? Para abandonarmos o nosso narcisismo e voltarmos o olhar, a vida ao encantamento, o louvor pela criação de Deus: tudo é obra de Deus. Só mudaremos a nossa casa comum tendo uma vida mais simples, sem muito consumismo, individualismo e extrativismo.

Confira os momentos de algumas fraternidades.

INSTITUTO SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA – Escola em Itabirito

CASA DOS AMIGOS DE SANTO ANTONIO – Pensionato de idosas em Porto Alegre

INSTITUTO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – Contra turno em Pompéia

INSTITUTO PE. LEONARDO CARRESCIA – Escola no Rio de Janeiro

RECANTO SÃO JOSÉ – Belo Horizonte

 


↩ Voltar