70 anos de uma História de Amor e Doação


A Caridade é a alma da fé, torna-a viva, sem amor, a fé esmorece. ”

(Santo Antônio de Pádua)

 

Mesmo nestes tempos difíceis de pandemia não podemos deixar de celebrar com alegria os 70 anos de uma história rica de tantas bênçãos como é a história do INSTITUTO SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, carinhosamente conhecido como ISAP.

Fazendo memória da nossa chegada na cidade de Itabirito-MG lembramos que, no dia 24 de agosto de 1940, chegamos nesta cidade para exercer um serviço apostólico na direção do Hospital São Vicente de Paulo. Juntamente com Irmã Illuminata estavam Irmã Valentina Cianilli e Irmã Terezinha Marques (Juniorista) com a missão de fincar nossas raízes Franciscana Alcantarina entre as montanhas mineiras. Nos dedicamos a este Hospital até o ano de 1954. Portanto, durante 14 anos com incansável dedicação e muito sacrifício as Irmãs doaram suas vidas no serviço aos doentes.

Como fruto desta dedicação, pouco tempo depois da chegada das irmãs em terras mineiras, surgiram as primeiras vocações: Irmã Aurélia França, Irmã Teresinha Oliveira e Ir. Maria Reis e graças a generosa bondade de Deus, a estas seguiram muitas outras.

Deixando o serviço no Hospital as irmãs foram transferidas para uma propriedade adquirida na cidade de Itabirito, iniciando-se assim o Orfanato Santo Antônio de Pádua, hoje INSTITUTO SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA.

O início desta nova Obra na cidade se reporta a frase de Santo Antônio no topo desta página, Santo Antônio nos diz que a caridade é a alma da fé, inspiradas nesse Santo, foi a fé, a caridade e um imenso amor pelas crianças orfãs, que inflamaram o coração corajoso de Irmã Illuminata Malvone, das irmãs de sua comunidade e de cada Franciscana Alcantarina, que com ela dividiam este sonho. E deste sonho, na entrada da cidade de Itabirito, foi surgindo um gigante, belo, altivo e forte alicerçado em valores cristãos, primeiramente o ORFANATO SANTO ANTÔNIO  DE PÁDUA e mais tarde denominado, INSTITUTO SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA.

No dia 13 de junho de 1950 a primeira pedra foi colada e o sonho começou a tomar forma e se tornar realidade. Irmã Illuminata Malvone e as irmãs que com ela sonhavam o mesmo sonho, ancoradas pela fé na divina Providência e com a certeza de que o Patrono Santo Antônio não as deixaria na mão, seguiam com coragem enfrentando inúmeras e incontáveis dificuldades sempre iluminadas por este pensamento: “Quem ama não conhece nada que seja difícil” (Santo Antônio de Pádua). E, as dificuldades, sofrimentos e sacrifícios, realmente não eram poucos, mas elas amavam muito, e a Obra foi tomando forma, mas ainda faltava muito, estavam apenas começando.

Irmã Illuminata, como seu próprio nome diz, era uma mulher iluminada e corajosa, uma mulher à frente do seu tempo; se maravilhava com as coisas novas e modernas, ousava e arriscava o tempo todo. Sonhava com uma escola que servisse a cidade e, para os alunos, sonhava com um ensino de qualidade para todos indistintamente.

Irmã illuminata confiava na Divina Providência e, assim, incentivava as irmãs a saírem pedindo doações em Belo Horizonte, nas cidades circunvizinhas e principalmente na antiga usina Queiroz Júnior para construção do novo prédio. E pouco a pouco o gigante ia crescendo. Nada para si, mas tudo em favor das crianças e pouco a pouco aos adolescentes e jovens.

No histórico da Província sobre a fundação do ISAP se lê: “ ‘Nascido praticamente do nada’ o INSTITUTO SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA é o testemunho vivo da ação generosa da Divina Providência para com aqueles que nela depositam confiança inabalável. Suas origens remontam ao ano santo de 1950 quando a superiora Illuminata Malvone de saudosa memória, adquiriu um imóvel pertencente à família CORRADI, para aí fundar um ORFANATO. O contrato de compra e venda foi assinado em 23 de agosto de 1950, e no dia seguinte, o vendedor morreu repentinamente, cabendo a seus herdeiros a legalização da compra”.

E a história segue contando que, “em novembro do mesmo ano, o imóvel foi entregue às irmãs. Nesta ocasião houve uma pequena apresentação oferecida pelas irmãs e crianças do Orfanato de Nova Era. No início do ano seguinte foi inaugurado o Jardim de Infância e seis meninas dão início ao Orfanato. As primeiras irmãs na nova Obra foram Irmã Antonieta Sacramento, Irmã Pedrina Vidigal e Irmã Josefina Gentile”.

E ainda, “no dia 13 de junho do ano seguinte, festa de Santo Antônio, o grande Patrono da Instituição, foi feita a inauguração oficial. Com licença especial de sua Excelência Dom Helvécio Gomes de Oliveira, Arcebispo de Mariana, o Reverendo Padre Antônio Faustino Reis, celebra a primeira missa na capelinha. Alguns dias depois a imagem de Santo Antônio de Pádua, padroeiro da Obra é trazida em procissão da matriz, onde houve a cerimônia de benção, para capelinha do Orfanato”.

Deste dia em diante começa uma grande e corajosa caminhada para conseguir os meios econômicos para construção de um prédio adequado à expansão do Instituto. Muitos foram os sacrifícios enfrentados pelas irmãs, que juntamente com a Superiora Illuminata, alimentadas por uma fé inquebrantável em Santo Antônio e em Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (devoção que trazia da sua terra natal), trabalhavam com ardor pela construção de um belo Instituto dedicado a SANTO ANTÔNIO.

Mas somente em julho de 1954 aconteceu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental e, em janeiro do ano seguinte a construção começa a ser erguida. Com a ajuda de generosos benfeitores tanto da cidade de Itabirito quanto dos arredores. Durante a construção tivemos a grande colaboração do mestre de obras Sr. José Luís dos Reis, pai de Ir. Maria dos Reis e do Padre Alcides Reis Capelão por muitos anos.

O número de alunas foi crescendo, e em pouco tempo, além do Jardim de Infância e curso primário foram abertos o curso Ginasial e o curso Normal, com alunas internas e externas. E a escola se tornava cada dia mais conhecida e amada. Oferecia não só um ensino de qualidade, mas principalmente formação religiosa, e valores morais e cristãos. Preocupava-se com o bem estar social, oferecendo aulas alternativas de artesanato, música, assistência dentária e médica. Eram frequentes os campeonatos desportivos e os ensaios e apresentações da Fanfarra (FISAP) que se tornou tradicional e um verdadeiro marco na cidade; todos esperavam o desfile do dia da Pátria para assistirem a “fanfarra” do ISAP que garbosamente se apresentava.

Infelizmente em novembro de 1970 o Instituto Santo Antônio de Pádua sofre uma grande perda com a morte de Irmã Illuminata Malvone; sua morte foi muito sentida pelas irmãs, pelas alunas e também por toda cidade, que para homenageá-la deu o seu nome à rua ao lado da escola: Rua Madre Illuminata.

O prédio ainda não estava totalmente construído. Seguindo com a mesma bravura de Irmã Illuminata, sua sobrinha, Irmã Imaculada Acanfora, juntamente com as irmãs da comunidade e os tantos benfeitores, continuaram-se as Obras, levando avante esta Instituição, que sempre trouxe muito orgulho à Congregação das Irmãs Franciscanas Alcantarinas.

Por tudo isso, com o coração cheio de gratidão, comemoramos os 70 anos de missão Franciscana Alcantarina, realizada no Instituto Santo Antônio de Pádua. Nestes 70 anos quantas bênçãos foram recebidas! Quanto bem em nome de Deus e pela sua infinita misericórdia nós fizemos através desta missão Apostólica e, sobretudo através de nosso testemunho de fé.

Agradeço a Deus, em nome de todas as Irmãs, pela pessoa de Irmã Illuminata Malvone e Irmã Imaculada Acanfora, que com Fé e coragem, aceitaram o desafio de fazer do sonho uma realidade, de fazer acontecer o Instituto, de não medir esforços, desgastes e a própria saúde para tal escopo. Obrigada minhas Irmãs, do céu olhem por nós e intercedam a Deus para que continuemos levando em frente com a mesma fé, caridade e coragem esta missão.

Volto meu coração a Deus e bendigo a coragem, ousadia, fé, e generosidade de todas as Irmãs que fizeram parte da missão desta escola que, com grande espírito de sacrifício e oblação entregaram-se nas mãos de Deus e lutaram na construção desta Obra. Muito obrigada Senhor por estas mulheres corajosas, esperançosas e com um tão grande ardor missionário. Obrigada às irmãs que hoje fazem parte da comunidade Religiosa do ISAP que, com a mesma coragem de suas antecessoras, desbravam as ‘montanhas’ que a cada dia surgem para tornar esta Instituição cada dia melhor.

Muito obrigada, de coração, ao nosso Diretor pedagógico, Prof. Renilson Barbosa que, por tantos anos ajuda a fazer acontecer esta missão. Obrigada ainda a todos os Coordenadores, Professores, e Colaboradores que ao longo destes 70 anos nos ajudaram com tanto esmero a portar avante o escopo iniciado e fizeram história conosco, trabalhando com ardor pela educação e o bem comum.

Ao nosso Pároco Pe. Miguel Ângelo Fiorillo e a todos os sacerdotes que ao longo destes anos acompanharam o ISAP e nos incentivaram na missão apostólica de educar e servir, Deus os abençoe. Aos sacerdotes falecidos, especialmente Padre Alcides Reis, Pe. Rocha e todos os outros pedimos que do céu intercedam e protejam nossa escola.

Deus abençoe cada Família dos nossos alunos, dos que estão conosco hoje, como daqueles que já fizeram parte da família ISAP. Estas famílias, lado a lado conosco, trabalham para que nosso ensino possa fazer a diferença na vida de seus filhos, nossas crianças, adolescentes e jovens, buscando fazer um ensino pautado na ética e nos valores cristãos.

Obrigada a cada um dos nossos queridos Alunos, companheiros de caminhada nestes 70 anos; os alunos trouxeram o colorido e a alegria para nosso Instituto. Nos ajudaram a construir nossa história e fazer desta história uma verdadeira ação de graças ao Criador.

PARABÉNS A TODOS NÓS POR FAZERMOS PARTE DA GRANDE FAMILIA ISAP!

PARABÉNS PELOS 70 ANOS DE AMOR E DOAÇÃO!

Ir. Virgínia Matias Homem – Custódia Provincial

“Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa”. (Santo Antônio de Pádua)

 


↩ Voltar