Pe. Berardo Atonna do Sagrado Coração de Jesus


 

150 anos de fundação das Irmãs Franciscanas Alcantarinas

17 de maio de 2020

 

Pe.  Berardo  Atonna  do  Sagrado  Coração   de Jesus

Berardo Atonna nasceu em 1 julho de 1843 em Sarno (SA). Aos desesseis anos receve o hábito franciscano, e a emissão dos primeiros votos ocorreu em l8 dezembro de 1863. Ordenado sacerdote em 1866, dedicou-se por 40 anos à pregação em missoes populares entre Campania e Puglia. Foi mestre de noviços (amou intensamente o eremitério da solidão em Piedimonte Matese), definidor e ministro provincial. Mesmo fora da comunidade franciscana, muitos começaram a procurar o padre Berardo para pedir conselhos ou para receber luz em suas escolhas: padres, religiosos e comunidades femininas lhe confiavam a própria alma, julgando-o um homem de Deus. Sabemos com certeza que ele frequentemente ia a Castellammare di Stabia (provavelmente alguns parentes moravam na região de Fratte) e conhecia pessoalmente D. Vincenzo Gargiulo e o grupo das primeiras doze: foram descobertas recentemente duas homilias, com minuta escrita de próprio punho, proclamadas na paróquia do Espírito Santo por ocasião da festa de São Francisco em 1873, mesmo antes do reconhecimento diocesano do Instituto.

Graças à padre Berardo a espiritualidade da Reforma Franciscana Alcantarina penetrou na formação de nossas primeiras Irmãs desde os primórdios da fundação do Instituto. Nas mãos do padre Berardo, as primeiras Doze, emitiram os primeiros votos em 8 de dezembro de 1876. Era confessor e diretor espiritual de muitas de nossas Irmãs e unido por sólida amizade a madre Francisca d’Uva. Temos notícias de que, ao longo dos anos e até 1914, toda vez que ele foi a Castellammare se colocou à disposição para atender confissões e fazer orientação de retiros espirituais. Durante cinquenta anos, o padre Berardo se dispôs para viajar por muitos países para realizar o ministério da pregação. Era muito devoto de Nossa Senhor do ‘Bell’Amore’, que pertencia a São Leonardo de ‘Porto Maurizio’ e fundou a Associação das Filhas de Maria em Sarno, que mais tarde organizou também em São ‘Potito Sannita’, em ‘Alife’, Castelo de ‘Alife’, Piedimonte Matese e ‘Pietramelara’. Ele também praticava diariamente a Via Sacra, de acordo com a mais autêntica tradição franciscana. Quem se dirigia a ele, para receber conforto e ajuda, frequentemente recebia a mesma resposta: “Faça a Via Sacra!”

O amor ao próximo o levou a fazer o máximo para abrir um hospício para a recepção de mulheres pobres, meninas, idosas e órfãs, chamado “Villa Fiorillo”, localizado na colina de ‘Capodimonte’ em Nápoles, onde atualmente se encontra a Basílica da Mãe do Bom Conselho. Em cerca de cinquenta anos de completa dedicação a Deus, com trabalhos apostólicos e penitências o Padre Berardo foi um imitador perfeito de São Pedro de Alcântara. Ele dizia às pessoas que orientava: “Não há maior felicidade que sofrer por Deus e com Deus.”Já com idade avançada, a última parte de seu caminho de santidade foi marcada pela cruz da doença. Prevendo o seu fim, quinze dias antes, ele se recolheu em um grande silêncio, recolhimento e oração contínua. Assistido pelos confrades do convento da Saúde, pela manhã do dia 4 de março de 1917, padre Berardo confiou sua alma a Deus e em 6 de março foi celebrado o seu funeral com a presença de muitos padres e autoridades. Nas ruas de Nápoles, na passagem do caixão, se comentava: “O santo de Capodimonte morreu”. Em 1929, os restos mortais do Servo de Deus foram transferidos para a igreja de Santa Luzia do Monte, em Nápoles, onde ainda jazem. Em 22 de fevereiro de 1930, na cúria arquiepiscopal de Nápoles, na presença do cardeal Alessio Ascalesi, deu início o processo de informação sobre a reputação da santidade e atualmente o processo de beatificação. (adaptado livremente de Aito D., padre Berardo Atonna, ed. Velar)

 

Diretor Espiritual

A grande caridade para com o próximo que movia o padre Berardo o levou a fazer o máximo para a abertura de uma hospedagem para a acolhida de mulheres pobres, idosas e órfãs, denominado Villa Fiorillo, trazendo o nome de Antonietta Fiorillo, sua benfeitora, localizada na colina de Capodimonte em Nápoles. As Irmãs Missionárias Franciscanas de Maria se estabeleceram lá para o serviço das órfãs e das idosas. Começando a sentir o peso dos anos e não sendo mais capaz de suportar o esforço de ir e vir todos os dias, do convento à hospedagem, para o cuidado espiritual dos assistidos, padre Berardo teve permissão de seus superiores para ficar à noite em Villa Fiorillo, como capelão das Irmãs. Com sua presença estável, a hospedagem tornou-se um lugar de conforto para muitos, um refúgio de paz para aqueles que recorriam à confissão e para receber seus conselhos. As pessoas vinham de Nápoles, de cidades próximas e de Piedimonte Matese, onde padre Berardo nunca foi esquecido e era grande a veneração pelo santo homem.

Uma vez a Irmã da portaria quis contar quantas pessoas  pediam para ir encontrá-lo e em um dia foram cento e sessenta! Aqueles que se aproximavam da confissão com padre Berardo imediatamente sentia que era um homem fora do comum. Das conversas com ele todos saíam edificados e alegres, bendizendo a Deus que manifestava sua misericórdia através daquele frade. O padre amava repetir: “O amor de Jesus é infinitamente grande, abraça todo pecador, todo tempo e em todo lugar “. Na verdade, ele fez do confessionário, além do centro de seus dias, uma cadeira de sabedoria: ele não desejava nada mais do que fazer os fiéis progredirem no caminho da santidade e restituir a alegria da graça aos penitentes, dando forças para um bom caminho cristão.

 

Atitudes da vida interior de Pe. Berardo

Ver Deus, isto é, estar habitualmente em Sua santa presença; tê-lo próximo a si como um amigo de quem não se separará mais, nem no trabalho,nem na oração, nem no passeio, nem no repouso.

Escutar Deus, isto é, estar atento às suas proibições, aos seus conselhos. Ele que fala com as palavras do Evangelho e nos faz retorná-las à memória. Com bons pensamentos que iluminam a inteligência. Com palavras piedosas que encontramos em livros, folhetos, que caem dos lábios de um pregador, de um amigo ou uma pessoa desconhecida. Deus não é inconveniente, não incomoda. Ele é bom! Ele dirige tudo, e concede-nos a força proporcional à prova, Ele nos envia e nos faz sentir  necessária.

Falar com Deus, isto é, ficar com Ele, mais com o coração do que com a boca, com a meditação da manhã, com as orações jaculatórias, com a oração vocal, com um santo repouso do coração, sobretudo quando se há felicidade de visitar o Santíssimo Sacramento.

Amar a Deus, isto é, apegar-se com Ele e somente a Ele. Não amar a outros, se não em união com Ele; não querer, não aceitar nenhuma afeição se esta ameaça enfraquecer a Sua. Oferecer-se a todos por Seu amor, mas somente a ele se dá.

Pensar em Deus, isto é, rejeitar qualquer pensamento que exclua aquele que se refere a Deus. Devemos sem dúvidas ocupar-se dos próprios deveres, fazendo-os com toda perfeição da qual se é capaz, mas fazê-lo sob o olhar de Deus, com pensamento  de que Ele mesmo nos ordenou, com solicitude e certa de que é agradável aos seus olhos.

Dons sobrenaturais de Padre Berardo Atonna

A graça que agia em padre Berardo também produziu frutos curativos, que podem ser definidos propriamente como milagres. Uma senhora foi agradecer ao padre Berardo acompanhado pelo marido que, durante vários meses, sofria de uma doença no estômago. Todos os médicos em Nápoles não foram capazes de curá-lo. Ele foi tomado por uma extrema fraqueza e não conseguia engolir nada. O padre Berardo prometeu que rezaria por ele, aconselhando-o a deixar todos os remédios e mudar de ária. Ele seguiu fielmente  essa prescrição e na noite do mesmo dia o doente voltou a comer regularmente e se recuperou. Foi curado pela oração do padre Berardo também o fazendeiro que cuidava da vila, que havia passado por várias operações; bem como a pequena agregada ‘Mariuccia’, que sofria de úlcera no estômago. Muitos asseguram também que padre Berardo  tinha o dom da bilocação. Dizem que uma mulher de ‘Vico’  angustiada porque seu marido fora para a América procurar sua fortuna e teria esquecido completamente dela e dos filhos. Um dia, ela confidenciou seu desconforto ao padre Berardo. Após cerca de quinze dias, a senhora recebeu uma carta na qual seu marido pedia perdão por seu desinteresse e garantiu que ele estaria mais atento aos deveres para com a família. Além disso ele  acrescentou que havia  prometido ao padre Berardo, que esteve na América para encontrá-lo e chamá-lo de volta assumindo suas falhas. Mas, como todos sabem, padre Berardo nunca havia viajado para o exterior.

Devoção à oração da Via Sacra

O Padre Berardo praticou diariamente de boa vontade a Via Sacra , de acordo com a mais antiga tradição franciscana. Aqueles que íam até ele em busca de conforto e ajuda muitas vezes recebiam a mesma resposta: Faça a Via Sacra! Um dia, duas mulheres idosas se aproximaram dele para pedir alguns conselhos, porque haviam sido informadas de que o Padre Berardo tinha um livro que bastava  abrir para encontrar respostas para todas as perguntas. O padre Berardo sorriu e assegurou-lhes  recomendando fazer bem a Via Sacra, porque assim todos os seus afazeres dariam certo. E, de fato, nenhum livro foi para ele tão eloquente e eficaz para o discernimento da vontade de Deus quanto a meditação sobre as dores de Cristo.

 

Devoção Mariana Pe. Atonna

Padre Berardo encontrando-se em Roma, pôde venerar a imagem de Nossa Senhora do Belo Amor, que pertencia a São Leonardo de Porto Maurício. Fortemente impressionado com a beleza daquele rosto, convencido de que poderia atrair mais facilmente os fiéis ao Senhor, ele quis uma cópia. Demorou alguns meses para encontrar um pintor capaz de imitar a original com perfeição. Desde então, padre Berardo levou a imagem de Nossa Senhora com ele onde quer que fosse pregar e aconteceu que muitos foram convertidos pela intercessão da Santa Virgem. A devoção à Mãe de Deus acompanhou todo o desenvolvimento de sua missão. O Rosário era sua oração preferida em homenagem à Virgem. Conhecendo por experiência os frutos que dele derivaram, dirigiu convites contínuos à prática do Rosário, também através da freqüentação e amizade com Bartolo Longo.

 

Oração pela beatificação de Padre Berardo:

Ó Padre Berardo do Sagrado coração de Jesus,

Consagrado  franciscano e com ardente fé a Virgem Maria, Mãe do divino amor, cuja imagem sempre levava consigo, para obter consolação e graças todos aqueles que a ti recorriam como pai espiritual e humilde servo da divina vontade, implora a Deus, nosso Pai também por nós o conforto e graça que te pedimos… Rendemos graças ao Senhor por nos ter dado o benefício de seu apostolado missionário e rezamos por sua beatificação.

 

Momento de oração nas fraternidades:


↩ Voltar