IRMÃS FRANCISCANAS ALCANTARINAS -150 anos: uma história de fé


 

Vede como o Senhor agiu!

Não é obra do homem, é toda de Deus.

(Madre Eugenia Catalano)

  

Com o lema “Vede como Senhor agiu” estamos vivendo a preparação para o grande evento de comemoração aos 150 anos de fundação do nosso Instituto. Este mandato vindo dos lábios de Madre Eugênia Catalano, pioneira da nossa missão neste imenso Brasil, nos convida a olhar com os olhos da fé a nossa história e ver como o Senhor agiu na vida da nossa família religiosa e como continua agindo a cada dia, nos mostrando que “esta OBRA não é nossa, é toda de Deus”.

Nosso fundador, Vincenzo Gargiulo, em sua Carta Circular número 4, por ocasião dos 24 anos de fundação, nos recorda que: “…desde que teve início nosso pobre Instituto Alcantarino, não nos têm faltado as misericórdias de Deus, ao contrário, elas têm descido sobre nós com abundancia e incessantemente…”(V.G)

Faço minhas estas suas palavras. A misericórdia de Deus tem descido sobre nós de tal forma que a cada dia não canso de agradecer, são tantas bênçãos, quando parece que as coisas estão ficando mais difíceis que de costume, Deus em sua infinita bondade, vêm em nosso auxílio e nos lembra o que já nos disse Pe. Gargiulo: “nossa única fonte de renda é a fé na Divina Providência”. (V.G)

Nestes 150 anos de fundação do Instituto Franciscano Alcantarino, 88 anos em terras brasileiras, não temos outra palavra a proferir que não seja gratidão e, dar testemunho do imenso amor de Deus por esta família religiosa.

Quantas bênçãos Deus realizou para nosso Instituto, quantas vidas doadas a serviço do Reino, quanto amor partilhado em cada uma das nossas Obras apostólicas. Temos tanto a agradecer que palavras nunca expressariam o amor bondoso e misericordioso de Deus agindo na nossa missão.

Muitas vezes nos esquecemos ou não nos damos conta da ação de Deus na nossa vida, da mão de Deus que nos guia e nos protege, do seu olhar que nos indica o caminho. Foi exatamente o que Madre Eugenia quis nos lembrar quando disse: ‘Vede como Senhor agiu’; vede como Deus está agindo na nossa história.

Desde que nossos santos queridos fundadores, Dom Gargiulo e Madre Inês, inspirados por DEUS ouviram as necessidades de seu povo e se deixaram tocar pelas dores de sua gente, nossa história seguiu, guiada pela ação generosa de Deus.  Ao longo dos anos atualizamos o carisma fundacional e o reinventamos a cada momento que a história o exige, tornando-o presente e atual.

Nosso fundador era um homem à frente de seu tempo, e o zelo pelas coisas de Deus e o bem de sua gente o consumia. Era um pastor tão atento que, para ajudar seu povo criou um banco popular a fim de favorecer a economia dos trabalhadores de Castellamare di Stabia e organizou um sindicato para ajudá-los a lutar por seus direitos. Com a ajuda de Me. Inês da Imaculada, criou uma escolinha para cuidar das crianças cujas mães precisavam trabalhar fora provendo o sustento da família.

Pe. Gargiulo, era um homem santo, um carismático suscitado pelo Espírito, pois como nos diz Santo Antônio: “o simples desejo de coisas santas já é ser santo”.  Sua austeridade e a intensidade de suas ações, fizeram dele um homem capaz de enxergar os desígnios de DEUS e o ajudaram a ler os sinais dos tempos para ir além do tempo e ver a ação de Deus naquela semente que estava apenas brotando, o Instituto das Filhas Pobres de São Pedro de Alcantara estava nascendo e uma linda história de fé estava apenas começando.

Os anos passaram, nosso carisma se expandiu, nossa missão foi levada para além-mar, e o sonho de Pe. Gargiulo e Me. Inês passou a ser sonhado por muitas outras mulheres que consagram suas vidas ao Reino e deram vida a este sonho que se chama Congregação das Irmãs Franciscanas Alcantarinas, a nossa família Religiosa.

A mesma inquietação experimentada por Dom Gargiulo, Madre Inês e as nossas primeiras Irmãs, deve nos mover, hoje, da mesma forma como os levou a corajosamente a dar vida ao seu carisma e a fazer deste carisma um dom para Igreja.

Madre Inês da Imaculada não nos deixou uma vasta história biográfica, nem grandes escritos; não é citada nas cartas, não sabemos muito sobre ela, mas sabemos que a sua participação na história da fundação  fez desta mulher protagonista da história que hoje celebramos, tornando-a grande, forte e parte de nós. Esta mulher simples e silenciosa, corajosa, de oração, uma consagrada no lar, uma mulher que ousou ser diferente das mulheres de seu tempo; sensível, zelosa e atenta às necessidades de sua gente. Tanto que, quando o pároco da sua Paróquia, olhou para ela, sabia que poderia pedir ajuda. E juntamente com Dom Gargiulo não hesitou em sair da segurança de sua família e se lançar nesta aventura Evangélica.  “Como Maria, em pé aos pés da cruz”.

Ao longo destes 150 anos fizemos do nosso carisma o que um carisma se propõe; o tornamos um patrimônio da Igreja e do mundo. Não nos foi entregue para que o guardássemos. Ao contrário, é um presente do Espírito integrado no corpo eclesial, voltado para o centro que é Cristo, colocado a serviço da Igreja como testemunho Evangelizador. Este foi o grande sonho dos nossos fundadores Pe. Vincenzo Gargiulo, Me. Inês da Imaculada e de nossas primeiras irmãs. Eles viveram e nos ensinaram que é na comunhão, mesmo que seja fadigosa, que um carisma se revela autêntico e fecundo. Assim, cada Irmã Franciscana Alcantarina, ao longo destes anos, se propôs a viver este desafio, buscando ser exemplo de comunhão com a Igreja e entre si, vivendo este desafio. Ou seja, buscando vivê-lo dia por dia, garantimos o sonho de testemunhar a beleza da vida fraterna na Igreja e no mundo.

Temos tanto a agradecer, tantas vidas pelas quais elevar a Deus nossa ação de Graças. No BRASIL, temos em Madre Eugênia Catalano, a figura de fundadora desta missão além-mar. Esta mulher simples com um olhar afetuoso, vê o futuro com esperança, cuida do presente com força e fé na ação de Deus, e olha o passado com gratidão pelo bem realizado e a humildade de quem deseja aprender.  Esta mulher consagrada, juntamente com as primeiras irmãs que pisaram este imenso Brasil, tiveram a coragem de atravessar o oceano e com um olhar no futuro trouxeram o carisma Franciscano Alcantarino para a terra de santa Cruz, este país com dimensões de continente e com um povo que tem um coração grande e forte, capaz de acolher o estrangeiro e fazer com que se sinta parte desta terra e filho desta gente.

Sim… temos muito a agradecer, especialmente porque, destes 150 anos da fundação do nosso Instituto, 88 anos foram dedicados à Igreja neste imenso país chamado BRASIL. A herança que Madre Eugênia e as primeiras irmãs nos deixaram foi um legado incomparável de comunhão, de fé e de esperança! Nós, irmãs brasileiras, aprendemos com elas que, somente uma fé sólida e verdadeira pode nos sustentar nas horas difíceis e esta mesma fé será capaz de atualizar nosso carisma e torná-lo sempre mais presente e vivo.

Nosso MUITO OBRIGADA de coração a todas as irmãs que nos antecederam, e que fizeram desta história uma verdadeira história de fé, de sacrifício e de muito, muito amor pelo Reino. Também louvamos e bendizemos a Deus  por aquelas que hoje fazem a história acontecer sendo exemplos de amor e doação: vidas doadas no sacrifício de quem entende que sacrificar-se significa fazer uma oferenda de amor.

Nossa ação de graças se dá a cada dia, quando percebemos que a alegria é uma marca que nos acompanha, quando alguém se refere à nossa Congregação e diz que somos mulheres alegres e de fé; nosso coração se abre e nós nos reconhecemos. Somos nós. Estamos em casa. Não importa onde está esta casa, na Europa, no Chade, na Nicarágua, ou no Brasil; se falamos em mulheres alegres e acolhedoras, sempre nos reconhecemos. Sim, somos as Alcantarinas!

Finalizo esta reflexão com as palavras da querida e saudosa Madre Liliana di Florio ao despedir-se das irmãs brasileiras, depois de sua visita canônica ao Brasil, como Custódia Maior, no ano de 1966: “…ficarei convosco com o pensamento, a recordação e o afeto. Não esquecerei a vossa fisionomia, as vossas dificuldades, ter-vos-ei presente na oração, de modo particular estareis comigo no momento solene do ofertório do Santo Sacrifício da Missa, para fundir em uma única oferta os nossos corações a Deus.”  Madre Liliana testemunhou com sua vida estas palavras deixando-nos a certeza de que somos uma grande família, separadas por um oceano e unidas pelo memso e único carisma e, pela FÉ.

PARABÉNS a cada uma de nós Irmãs Franciscanas Alcantarianas e a todos aqueles que nos ajudaram a construir esta história de fé, amor e doação.  PARABÉNS pelos 88 anos de presença em terras BRASILEIRAS. Maria, nossa MÃE ESPECIALISSIMA, interceda pelo nosso Instituto e nos conduza em nossa missão.

Irmã Virgínia Matias Homem – Custódia Provincial


↩ Voltar