Celebrando a nossa presença na Espanha


 

 

150 anos de fundação das

Irmãs Franciscanas Alcantarinas

 

18 de fevereiro de 2021

 

Nossa presença na Espanha

 

No dia 18 de Fevereiro, em união com todo nosso Instituto das Irmãs Franciscanas Alcantarinas demos continuidade às celebrações dos 150º anos de Fundação do Instituto.

Neste ano priorizamos a história das nossas presenças nos diferentes países.

Neste mês fizemos memória da nossa presença em terras da Espanha, na cidade de Arenas de São Pedro de. Às nossas irmãs que com coragem e disponibilidade iniciaram a Presença  Alcantarina no berço da Espiritualidade Alcantarina, nossa eterna gratidão.

Segue abaixo, para o conhecimento e oração de todos que nos acompanham através do site, a celebração que realizamos:

C E L E B R A Ç Ã O

 “Há grandes desígnios de Deus sobre Arenas, veremos coisas realmente grandes!”

São Pedro de Alcântara

Canto inicial: à escolha

Dirigente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

O “regressar às origens”, na vida cristã e religiosa, nada tem de retrógrado e impossível tentativa de reviver um passado que já se acabou, mas pelo contrário é a capacidade de redescobrir no passado como fontes vivas e jorrantes, aqueles vigorosos e nutrientes, que são a razão última de nossas escolhas básicas de nossa vida, nossa história presente e futura.

João Paulo II, 23 de Outubro de 1982

 L1: As Irmãs Franciscanas Alcantarinas quando puderam abrir uma casa em Assis se sentiram felizes por viverem na terra de seu Pai São Francisco; no entanto a satisfação não era completa: outra terra as chamavam com insistência. Era o solo espanhol, a terra de seu especial patrono São Pedro de Alcântara. A Revma. Madre Geral, Irmã Antonietta Moio, tinha no coração a confiante esperança de poder realizar, com a ajuda divina, um desejo que se tornou mais insistente especialmente em 1962, ano do quarto centenário da morte de São Pedro de Alcântara. Desejava visitar os lugares abençoados da presença do Santo e prostrar-se em oração diante do de sua gloriosa sepultura, guardada como uma  joia de grande valor na Capela Real pelos frades do Santuário, e assim obter a Indulgência Jubilar. As irmãs convidadas a viver esta peregrinação excepcional foram Ir. Emilia Di Marino e Ir. Clara Attruia. Partiram no dia 28 de junho de 1962. As duas Irmãs voltaram da viagem cheias de alegria, entusiasmo e emoção e a Madre Geral viu a possibilidade de poder realizar um sonho: o de poder realizar: “o apostolado ao lado da tumba de nosso Pai São Pedro de Alcântara”

Testemunhos de Ir. Emilia Di Marino e Ir. Teresina Carella D’Alcantara.

Leitura biblica: Do livro de Miqueias (Mi 5,6)

“O resto de Israel estará, no meio de povos numerosos, como o orvalho enviado pelo Senhor, como a chuva sobre a grama verde: dependerão de Deus e não dos homens ”.

L2: Cheguei a Arenas de San Pedro no dia 15 de outubro de 1962, junto com a Ir. Emilia Di Marino, conhecida como “a grande”, Ir Tecla Garofalo, Ir Chiara Mosca e Ir Luigina Mangiulli. A pequena comunidade passou a residir na casa da nossa benfeitora D. Josefina Lopez que, para a ocasião, com indescritível alegria, tinha modificado seu apartamento, deixando todo o espaço necessário para o uso da fraternidade e reservando uma pequena parte para si. Aqui as Irmãs viveram cerca de dois anos, até que foi concluída a construção da nossa primeira casa, “la casita”, no terreno que nos foi dado pelo Arcebispo. Mas não terminada totalmente.

Os primeiros dias foram cansativos, trabalhei, fiz o uniforme para os toureiros, ou seja, aquelas partes brilhantes, pagavam bem. A Irmã Tecla e outra Irmã bordavam os lençóis e outros … a gente fazia um pouco de tudo, era preciso nos sustentar. Trabalhamos na paróquia com catequese, também na formação de adultos.

Passados ​​cerca de dois anos, junto à igreja de “Lourdes”, foi concluída a “la casita”, uma casa muito simples mas suficientemente luminosa, capaz de acolher, ainda que temporariamente, a pequena fraternidade das Irmãs Franciscanas Alcantarinas. Nesse ínterim, os trabalhos continuaram vigorosamente e em 6/9/1965 a capela renovada, intitulada “N.S. de Lourdes “, e todo o edifício da Casa do Noviciado, foram oficialmente inaugurados.

                                                                                                                                                          Testemunho de Ir Teresina Carella

Rezar o Salmo 127

L1: Recordo que assim que fiz minha Primeira Profissão, a Madre Geral, Irmã Liliana De Florio, me pediu disponibilidade para partir para a Espanha. Eu imediatamente disse que sim, embora não soubesse uma palavra em espanhol.

Ir. Emilia Tucciarone e eu chegamos à Espanha em 1963 para abrir a casa de Navaserrada (Madrid), segunda fundação espanhola. Um “Hogar infantil”, que acolhia crianças com problemas familiares dia e noite. Esta atividade foi encomendada pelo Dr. Antonio Muñoyerro, pediatra aposentado, irmão de um bispo amigo dos frades, que nos queria como colaboradoras.

A experiência vivida com essas crianças foi maravilhosa. O serviço durou apenas seis anos. Assim que a casa foi fechada, Irmã Angelina, que ficou comigo até o último dia, voltou para a Itália e eu fui para Arenas.

Quando cheguei, a casa em “Lourdes” era um internato para alunos do ensino médio. Recebíamos também os professores e, além disso, como as dependências da nossa casa eram alugadas ao jardim de infância municipal, os pais que trabalhavam deixavam conosco os pequeninos durante todo o dia e até durante todo o verão. Esforçamo-nos para cobrir as despesas, fazendo doces e serviço de lavanderia …

O povo nos queria bem, éramos favorecidas só porque éramos filhas de São Pedro de Alcântara, e havia a comunidade de benfeitoras, cinco mulheres terciárias, que cuidavam de nós. Gostaria de partilhar as palavras que um dia o Padre Eduardo Bustamante me disse quando me contou que São Pedro de Alcântara fez uma profecia sobre as Arenas: “Há grandes desígnios de Deus sobre Arenas, veremos coisas realmente grandes!” Aqui, espero que entre as belas e grandes coisas que o Senhor realizará em Arenas haja também um lugar para nós, Irmãs Franciscanas Alcantarinas, como testemunhas daquele amor que o Pai deseja transmitir através de nós.

Testemunho da Ir. Carmelina Amodio

Rezar o Salmo 145

L2: Irmã Angela di Medio e eu chegamos em Arenas de São Pedro no dia 9 de setembro de 1975, enviadas por madre Liliana Di Florio, para iniciar o serviço da casa de repouso, a “Residência”, no local de falecimento de São Pedro de Alcântara. Começamos com muita alegria!

No dia 15 de outubro do mesmo ano inauguramos a “Residência” com um primeiro grupo de quinze idosos. A primeira fraternidade era formada por mim Ir. Chiara, Ir. Angela e Ir. Toñi, mais tarde Ir. Angela Milan e Ir. Maria Jesus se juntaram a nós. Tivemos a ajuda de uma cozinheira e de uma pessoa para serviços gerais.

No ano seguinte à nossa chegada, 1976, começamos a expandir a estrutura, o que gerou dificuldades. Enfim, seguimos ir em frente! Os frades de modo particular sempre estiveram próximos de nós, nos ajudaram em todos os sentidos, com apoio espiritual e material.

 É com alegria que recordo a proximidade e a ajuda do povo, de quantas vezes as senhoras que viviam nas redondezas faziam as “magdalenas” e o pão para oferecer aos idosos da residência. Também, me lembro ainda, quantas vezes aos domingos, junto com as pessoas de lá, fazíamos os “churros” em nossa casa para comemorar.

Mesmo que não haja nada de bom sem sacrifício, só tenho que dizer: OBRIGADA, SENHOR!

Testemunho de Ir. Chiara De Gennaro

Dirigente: Alimentem-se da tenacidade de seus patronos e fundadores, de sua fé, de sua coragem, de sua humildade, de sua caridade, tentando entender o que fariam se vivessem hoje. Não cansem de procurar, com a misericórdia de Cristo, as situações de maior necessidade de cuidado e solicitude de vocês, especialmente no campo da juventude perdida e em busca de amor e de ideais. Tarefas sérias. Tarefas sobre-humanas. Mas o Senhor está com vocês, não tenham medo.

João Paulo II, 23 de Outubro de 1982

L1: A Irmã Maria Jesus nos conta que em 1983 a Madre Geral, Irmã Giovanna Achille, veio em visita canônica às duas comunidades da Espanha e aconteceu um dia de retiro no Santuário de São Pedro, dirigida por um dos frades. Ela recebeu um benefício espiritual tão grande que desejou que todas as suas Irmãs pudessem vir a este lugar para beber das fontes da espiritualidade alcantarina. De fato, nas crônicas do Santuário lemos que no verão de 1984 o primeiro grupo de 44 alcantarinas fez alguns dias de exercícios espirituais e, acompanhadas por um frade, visitou o Palancar e outros lugares queridos. Em agosto do ano seguinte, outras 30 Irmãs viveram a mesma experiência.

A presença nesta terra de Espanha permitiu continuamente aos grupos de junioristas, a partir de 1991, fazer formação, sob a orientação do Frei Julio Herranz, sobre os pilares da nossa Regra TOR e sobre a espiritualidade de São Pedro de Alcântara.

 

Leitura biblica: Do livro de Isaías (Is 44,1-5)

 “Agora ,escute, Jacó, meu servo; preste atenção, Israel, a quem escolhi.Assim diz o Senhor que te fez, que te formou desde o ventre e te ajuda:”Não tenha medo, Jacob meu servo, meu querido, meu escolhido.Pois derramarei água na terra sedenta, riachos em terra seca.Derramarei meu espírito sobre sua descendência, minha bênção sobre sua posteridade;eles crescerão como planta junto à fonte, como salgueiros em águas correntes“.

 Dirigente: Agora cada irmã se levanta, aproxima-se da imagem de São Pedro de Alcântara e, mergulhando os dedos na água benta, marca-se com o sinal da cruz, dizendo: “Eu pertenço a Deus, sou filha da Igreja e pobre filha de São Pedro de Alcântara”.

L2: A comunidade das Irmãs que viviam na Residência continuou a servir e cuidar dos idosos com extrema dedicação por mais de 40 anos, até 2017, quando as circunstâncias nos obrigaram a renunciar à direção e gestão desta obra. Não querendo abandonar completamente este santuário que é tão importante para nós afetivamente, duas Irmãs continuam a trabalhar na casa de repouso até hoje.

A unificação das duas fraternidades: da Residência e da casa de Lourdes, permitiu-nos unir esforços para o serviço da evangelização, formação e acompanhamento espiritual aos jovens, noivos, famílias e todas as pessoas que procuram um lugar de repouso e encontro com Deus.

Já que o “irmão COVID” retirou a possibilidade de acolher cursos e atividades em casa, encontramos outras formas de continuar o serviço de evangelização e de acompanhamento … O Espírito Santo, graças a Deus, continua atuando e não pode estar “isolado” .

SILÊNCIO – RESSONÂNCIAS (orações espontâneas de súplica ou ação de graças intercaladas com um cânone)

Dirigente: Vamos recitar juntas o ato de consagração pessoal em São Pedro de Alcântara:

Ó meu pai, São Pedro de Alcântara, dignas-te a aceitar a consagração que faço a ti de mim mesma.

Eu me entrego toda a ti para que possas sempre ser meu protetor e meu guia no caminho da salvação.

Dá-me uma grande pureza de coração e um amor ardente pela vida interior.

Conceda que, seguindo teu exemplo todas as minhas ações tendam para a maior glória de Deus.

Rogues por mim para que eu possa participar da paz e alegria que tu mesmo sentiste durante tua vida e na hora de tua morte. Que assim seja.

 

Canto final: Hino a São Pedro de Alcântara

 

Registro da celebração nas Fraternidades


↩ Voltar