Festa de São José nas Fraternidades da Província


 

O nosso Instituto, que este ano celebra 150 anos de história, desde as suas origens sempre teve uma devoção particular a São José, “nosso especialíssimo Pai e único Fundador desta pobre família (Vicente Gargiulo, Carta Circular N. 3; Fundação, p. 9); nossas Irmãs sempre se voltaram para ele em busca da força e do apoio necessários para enfrentar as diferentes circunstâncias da vida, especialmente as mais adversas.

Em particular, o testemunho da devoção a São José nos veio através de Ir. Maria Clara da Anunciação, que se dirigia a ele com uma intimidade tão particular que, no trigésimo dia de sua morte, se lê que “… sua devoção a São José era muito grande e de muita confiança. Falava com ele com uma intimidade muito especial, com muita delicadeza e doce supremacia. Ela lhe confiava os assuntos mais delicados e importantes da casa, do Instituto e de quantos a ela recorriam … […] Muitas vezes, quando ela estava angustiada ou não estava de bom humor ou um pouco chocada com os incidentes , bastava que entrasse na capela, confiasse suas necessidades ao querido santo para que saísse toda sorridente e tranquila. Questionada pelas Irmãs sobre a mudança repentina, com simplicidade ingênua ela respondia: “São José sorriu para mim” (Pe. Filippo Ricci, ofm, em memória de Ir. Chiara Cuomo no trigésimo dia de sua morte, 23.06.1937).

A Carta Apostólica “Patris Corde” (“Com o coração de Pai“) que o Papa Francisco entregou à Igreja por ocasião do 150º aniversário da declaração de São José como patrono da Igreja universal, oferece-nos a oportunidade de voltar o nosso olhar para aquele que os Evangelhos nos apresentam como o pai de 

Jesus, aquele que cuidou dele, amou, educou, protegeu sem nunca aparecer ou ser o protagonista, tornando-se assim um colaborador generoso e paciente na obra da salvação.

Por tudo isso nos acompanhou todos os dias a Novena em preparação à Festa de São José ( de 10 a 18/03/2021) junto com a meditação sobre um aspecto da paternidade de São José, como indica o Papa Francisco na Patris Corde.

Neste tempo forte de oração em comunidade, a São José confiamos toda a humanidade, a Igreja, as famílias e o nosso Instituto para que, nestes tempos difíceis, nos proteja, nos guarde de todo mal.

Por causa da Pandemia, a novena aconteceu, alem da presença das irmas participaram alguns poucos leigos.

Convidamos a todos a lerem esta Carta Apostólica “Patris Corde” do Papa pois, muito alem da simplicidade das palavras, tem uma profundidade muito grande e nos ajuda a um percurso de fé a nível pessoal, mas igualmente enquanto família.

E viva São José!

Dia da Festa nas Fraternidades

Novena nas Fraternidades


↩ Voltar