Hoje dia 09.05.21, 9º dia do Capítulo Provincial.


Iniciamos este dia com o trabalho da comissão de síntese.
As 11h participamos da Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Caetano Evangelista, que iniciou sua reflexão falando-nos das “esperanças, sonhos e reconstrução. Esse amor é explosão do amor de Deus, e esta explosão veio até nós.
Este amor de Deus que nos dá motivação e alimenta nossa experiência e capacidade de querer ir além. Deus é a fonte de todos os amores.
Quando nosso amor está nas mãos de Deus Ele nos sustenta no amor aos outros. A opção para nos amar é de Deus e de Jesus. Devemos a cada dia buscar a opção por este amor que nos envolve e nos capacita para vivermos a alegria de cada dia. Esta alegria está com Jesus, nos movimenta e nos faz amar ao assumir muitas tarefas.
A assembleia vem nos ajudar a dinamizar a vida da província.
Jesus nos chama de amigos para nos mostrar que o verdadeiro amigo se faz na gratuidade, traz para a comunidade a alegria do amor. Amar implica renúncia, é opção. “Amar como eu vos amei”, para que este amor possa acontecer e caminhar sobre a explosão dos nossos amores.
É importante ressaltar o positivo e o melhor do outro”.
No período da tarde foi realizada a votação das sínteses.
Entrega dos Atos do Capítulo Geral ás comunidades representadas pela assembleia capitular.
Em seguida a custódia maior Ir. Ester, através da plataforma online, dirigiu uma palavra de agradecimento a Ir. Virgínia Matias Homem, ressaltando que a mesma conduziu a província durante o seu governo com muita coragem, zelo e disponibilidade.
Apresentou-nos os membros do novo governo provincial:
Ir. Beatriz de Freitas Teixeira – Provincial
Ir. Mariza Vera Sampaio – Conselheira e Vigária Provincial
Ir. Eva Maria Nunes – Conselheira Provincial
Ir. Ana Geralda Ferreira – Conselheira Provincial
Ir. Talita Nascimento e Silva – Conselheira Provincial
Após a fala da Custódia Maior fomos convidadas a oração de véspera, onde foi realizada a cerimônia de obediência e a profissão de fé da nova provincial. As conselheiras receberam a nomeação. Para este momento foi convidado o Pe. Ciro Oportuni, Missionário de Villa Reggia, para testemunhar este momento tão importante e significativo na vida da província.
Em seguida a nomeação das conselheiras e o termo de obediência e profissão de fé da nova custódia provincial, demos continuidade a cerimônia com a prestação da obediência de todas as capitulares através da reverência.
Pe. Ciro agradeceu o convite dizendo-nos que é uma graça poder participar de um momento tão especial.


↩ Voltar