Breve Histórico de Madre Paciência


 

 

 

Madre Paciência Gargano teu nome lembrado com gratidão pelas Alcantarinas do Brasil. De teu coração materno, de tua operosa gestão à frente do caro Instituto Alcantarino, brotou o desejo de torná-lo conhecido além dos mares.

As crônicas nos revelam que “com orações mortificações e sacrifícios, suplicava-se a divina providência acolhesse e tornasse realidade tão ardente desejo. Graças a tua intrepidez e grande visão do por vir, levaste avante cara madre o corajoso empreendimento. Em seus impressionantes desígnios o Senhor havia assinalado 1930 o ano em que se dariam os primeiros passos na concretização deste anseio de todo o Instituto Alcantarino. A Madre geral Paciência Gargano conhecia um sacerdote carmelitano que se encontrava a muitos anos no Brasil e que quando em vez, retornava a Itália. Pensou então a Revma. Madre em endereçar-lhe uma carta expondo o desejo do Instituto.

Ao findar do ano de 1930, na época em que todos os corações estão voltados para o sempre novo acontecimento do natal, eis que chega a resposta do padre Serafim, o qual por feliz coincidência havia recebido a incumbência de encontrar religiosas que se dispusessem a trabalhar num grande hospital recém construído na cidade do Rio de janeiro…

Em carta circular datada de novembro de 1931 a Madre Geral convida ás Irmãs que espontaneamente se sentem a deixar a pátria e atravessar o oceano por uma causa tão bela, qual seja de transportar a semente do amado Instituto ás longínquas terras do Brasil! (Crônicas).

Mais uma vez panteia -se aqui a ternura do coração materno de Madre Paciência: não impõe, não obriga a uma tarefa difícil mas lança um apelo, um convite à generosidade de suas filhas…

Virtudes que podemos destacar dessa nossa Irmã que pode nos ajudar na nossa vida espiritual.

Obs. Texto tirado das Anotações de + Ir. Filomena Silva Rosa 1974, arquivo da província.


↩ Voltar