Início de uma nova presença


                          

             Início de uma nova presença

             Dirigente: Damos início hoje  com este momento de oração em fraternidade, nossa caminhada em prepaparação aos 90 anos de nossa presença Franciscana Alcantarina em terras Brasileiras. “ Vede como o Senhor é bom, encaminha todas as coisas segundo a sua vontade”. ( Madre Eugenia).   Nesta primeria oração vamos fazer memória de como tudo iniciou, Deus vai conduzindo todas as coisas conforme sua santissima vontade, indicando os caminhos que devems percorrer, nosso Deus fala através dos acontecimentos da nossa vida diária.

Invocamos a trindade Santa que venha estar conosco nesse momento orante. Em Nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo. Amém!

Canto Inicial:   A Escolha

Dirigente: Foi durante o terceiro mandato de Ir. Paciência Gargano, a terceira superiora Geral do Instituto, que o desejo de se expandir ás longínquas terras brasileiras tornou-se realidade. Terras estas que tinha, tão grande padroeiro: São Pedro de Alcântara.

Todas:  O Senhor encaminha todas as coisas segundo a sua vontade.

Leitor 1– Os Franciscanos já estavam por vários séculos espalhando o contágio do asceta de Alcântara. É chegada a hora de também as suas filhas espalharem seu carisma e darem um novo ardor a também chamada terra de Santa Cruz.

Todas:  O Senhor encaminha todas as coisas segundo a sua vontade.

Leitor 2-  Ardor que brotara no coração de Dom Vincenzo Gargiulo e Madre Inês e foi cultivado com muito empenho pelas doze primeiras irmãs que aceitaram este desafio.

Todas:  O Senhor encaminha todas as coisas segundo a sua vontade.

Leitor 3-  Madre Paciência conhecia um Padre Carmelita descalço, Frei Serafim de Santa Teresa. Italiano que morava no Brasil, sempre voltava a Itália, através dele Madre Paciência recebeu o convite, do Dr. Gilberto Moura Costa diretor geral do Hospital Gaffree e Guinle, para trabalhar, ele precisava de irmãs enfermeiras no hospital.

Todas:  O Senhor encaminha todas as coisas segundo a sua vontade.

Leitor 1–  Em novembro do mesmo ano, 1931, Madre Paciência lançou o convite a todo o instituto, para que as irmãs livremente se dispusessem a uma nova missão

Canto: Eis me aqui Senhor, eis-me aqui Senhor, para fazer tua vontade para viver no teu amor, eis-me aqui Senhor!

Ouçamos a Palavra de Deus que ilumina este momento:

Gênesis 12, 1-5 (Na Bíblia)

Momento de Silêncio e Interiorização diante do que foi rezado até o momento.

Ressonâncias do que foi rezado ( Breve partilha)

Rezemos o Salmo 138 em dois coros:

Ação de graças a Deus pela sua fidelidade. Todos os reis o louvarão

Salmo de Davi

  1. Eu te louvarei, Senhor,de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. inclinar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, pela tua benignidade e pela sua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. no dia em que eu clamei, me escutaste; alentaste-me, fortalecendo a minha alma.

Todos os reis da terra te louvarão, ó Senhor, quando ouvirem as palavras da tua boca; e cantarão os caminhos do Senhor, pois grande é a glória do Senhor. ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe.

Andando eu no meio da angústia, tu me revivificarás; estenderás a mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará.

O Senhor aperfeiçoará o que me concerne; a tua benignidade, ó Senhor, é para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.

 

Rezemos juntas a oração pelos 90 anos de presença Franciscana Alcantarina no Brasil.

 

 

Oração pelos 90 Anos

Senhor, prostradas aos vossos pés e revendo com o coração os 90 anos de nossa presença no Brasil, elevamos o nosso pensamento a Vós e, com humildade e alegria, rendemos graças por tantos benefícios alcançados através da vossa infinita bondade.

Ó Senhor, nós cremos na Vossa proteção misericordiosa que, sem considerar nossas debilidades, nos enriqueceis de tantos bens, nos concedendo confiar, esperar e crescer na fé, acreditando firmemente que haveis de estar sempre conosco, nos guiando e fortalecendo no decorrer da caminhada do Instituto no Brasil, nesse novo tempo de tantos desafios.

Abençoai-nos, Senhor Jesus e rogai ao Pai que não nos deixe sucumbir frente ao desânimo, mas faça que permaneçamos de pé e que unidas a Vós possamos ser encorajadas e possamos cantar para sempre o Aleluia da missão cumprida.

Pedimos bênçãos para todos que nos beneficiaram com favores e orações.

Graças vos damos Senhor Jesus, por toda a vida.

Amém!

 

Canto Final:


↩ Voltar