Abertura da fraternidade São Pedro de Alcântara em Carutapera


Diocese de Zé Doca no Maranhão

Experienciar a vontade de Deus na vida é entregar-se por inteiro, muitas vezes ao desconhecido e novo, mas o coração deve estar sempre alegre e vibrante. Foi assim que adentramos nesta nova missão em Carutapera no Maranhão.

A nós Irmãs Franciscanas Alcantarinas coube estar atentas, observando o mínimo indício das intenções de Deus em nosso Instituto e Província, flexíveis, pronto a adaptar-se aos Seus movimentos assim que eles começassem.

Disponíveis, livre de todo preconceito, abertas aos imprevistos, desembaraçadas de todo entrave, desapegadas, prontas a deixarmos tudo sem hesitação. Para responder aos apelos do Papa Francisco que diz: “ Eu não quero uma Igreja tranquila. Quero uma Igreja Missionária! ”

E foi assim que a mão de Deus nos conduziu por esta jornada de um longo caminho de discernimento entre o Conselho Geral e Provincial das Irmãs Franciscanas Alcantarinas e o Bispo Dom João kot, Oblatos de Maria Imaculada (OMI) da Diocese de Zé Doca no maranhão, que no ano de 2019 permitiu-se iniciar um enamoramento por esta nova missão.

Com isso no dia 11 de março de 2020 ainda que com uma brevíssima estádia, a Diocese de Zé Doca e a cidade de Carutapera receberam a visita das Irmãs Mara Claudete Patan e Virgínia Matias Homem. Que puderam constatar o que nos diz a bela canção do diácono Nelsinho: “Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar…”

E embora retornaram à casa, sentiram ali o gostinho de quero mais e por isso, continuamos a longa conversa que culminou com mais uma visita das Irmãs Franciscanas Alcantarinas na cidade de Carutapera nos dias 23 a 30 de setembro de 2021.

Neste período as Irmãs Beatriz de Freitas Teixeira Custódia provincial, Mariza Vera Sampaio, vigária provincial e Ana Geralda Ferreira conselheira provincial conseguiram juntamente com pároco pe. Agnaldo Costa Oliveira e o Bispo Dom João Kot OMI finalizar as negociações necessárias para a vinda das Irmãs Ana Maria Hermenegildo da Silva, Jaiara da Silva Nogueira e Rosalva Goreti kaiser com a finalidade de fazer morada em terras maranhense que se concretizou no dia 08 de fevereiro de 2022.

E finalmente no dia 12 de fevereiro de 2022 com a presença da Custódia provincial, Ir. Beatriz de Freias Teixeira e da Vigária provincial, Ir. Mariza Vera Sampaio, da comunidade paroquial de São Sebastião de Carutapera, de vários sacerdotes e religiosas das cidades vizinhas, recebemos das mãos do Pároco Pe. Agnaldo Costa Oliveira, do vigário Pe. Jose Raimundo Pinheiro e do Monsenhor Pe. Mario Racca, as chaves da casa e do coração deles que generosamente e com muita alegria acolheu-nos como irmãs. Com uma frase dita ao pé do ouvido pelo nosso Pároco Pe. Agnaldo: “Não chorem sozinhas por aí, aqui sempre terás um ombro de um irmão! ”

Mas temos que saber muito bem, que ao começarmos uma nova aventura muitos desafios surgirão, por isso, temos que contar sempre com o Senhor que nos diz: ” Sem mim nada podeis fazer”. Ele é a nossa força, aquEle capaz de nos conduzir sempre em qualquer situação.

E nos permite entender que o consagrado se caracteriza pela profecia que por sua vez deve ser portadora de esperança. Compreendendo que seguir Jesus Cristo implica comungar de sua vida e compartilhar seu destino sendo _LUZ_SAL e_PAZ ainda que seja noite.

Por isso temos necessidades de nos preencher sempre com a oração, que nos dará toda força necessária para o bom discernimento de nossas vidas, independentemente das escolhas feitas.

Pois “ quem deseja seguir Jesus precisa debruçar-se para fora da janela e sentir o vento. Precisa deixar a própria casa e partir para terras estrangeiras, para o desconhecido. Não se sabe se será capaz de lidar com esses novos espaços e como e onde sentirá acolhida. Quem evitar o desconhecido, jamais se apossará de sua própria força.”  (Romana Robben)

Com esta certeza vamos seguindo daqui, desta cidade maravilhosa que desde a nossa chegada não se cansam de nos oferecer, afeto, acolhida, abertura, compreensão, amor, ternura e motivos para doar nossas vidas com alegria e leveza, na sua totalidade. Pois, sentimos que dia a dia o Senhor vai acendo as luzes necessárias para bem viver a missão e ir respondendo com generosidade aos apelos dEle para com o nosso Instituto.


↩ Voltar