800 anos do cântico das criaturas
Neste ano de 2025, comemoramos 800 anos dessa poesia revolucionária que apresentou à história um novo paradigma não compreendido em sua época e que ainda traz desafios para a sociedade contemporânea. Um paradigma baseado na integralidade do reconhecimento e do cuidado com todas as formas de vida: desde um inseto até mesmo a água, o sol, sem excluir os seres humanos marginalizados.
Há uma curiosidade sobre essa poesia: foi escrita na língua vulgar da época, ou seja, no dialeto italiano, em contraste com o Latim que predominava como a expressão hegemônica da cultura dominante. Essa poesia é ainda hoje um legado linguístico, social e ecológico, pois apresenta um paradigma integral, uma ode ou tratado à grandiosidade e significância de cada forma e expressão de…
[16:55, 20/01/2025] +55 24 98186-9372: Outra curiosidade é que a penúltima estrofe, que exalta o perdão e a paz, foi escrita somente em julho de 1226, na casa do bispo de Assis, para pôr fim a uma desavença histórica entre o bispo e o prefeito da cidade. Esses poucos versos bastaram para impedir a guerra civil. Ao acrescentar uma estrofe para mediar os conflitos, é celebrada uma paz que viabiliza a vida do povo. Assim, a poesia é um louvor aos que sustentam a paz. Mas não uma paz de braços cruzados, mas daquele que queria o fim das guerras.
Por fim, é interessante destacar a escolha de Francisco para expressar uma percepção, sentimento e interpretação da realidade, por meio da poesia. A arte é sempre a forma mais potente de denunciar e anunciar um processo urgente na sociedade. Nesse caso, essa poesia apresenta de forma silenciosa um grito de cuidado e defesa por todas as formas de vida, que vivem num contexto de colapso. Francisco é um artista, apresenta por vezes ações performáticas, porque usa da plasticidade para falar à sociedade de forma sensível, terna e firme. Ele, inclusive, criou também o presépio e tantas outras expressões criativas. É um santo jogralesco e com espírito poético, mergulhado na ética do cuidado e na experiência estética da realidade.
Por isso, esse Cântico é um chamado para toda a humanidade e é atemporal para o compromisso histórico e construção do Bem Viver dos povos, no intuito de que os olhos turvos não desprezem a vida ferida dos injustiçados, dos oprimidos e da Mãe Terra, mas celebre a fraternidade universal. Francisco entende que não somente a voz dos humanos, mas também o grito e o suspiro da Terra clamam por sua existência.
Essa poesia é a mudança de paradigma de um ser humano que sonhava em dominar o mundo, mas que agora o sustenta em seu louvor, reivindicando que todas as formas de vida sejam respeitadas. Entoará esse Cântico quem cuidar da Terra, quem trocar as palavras pelas ações, quem permitir que a morte seja uma irmã, e não o algoz de quem tem o poder do mercado e das armas.
Hoje, vivendo nesse paradigma capitalista de acúmulo no qual vivemos, que financeiriza o sentido da vida, em que a exploração é governada para o lucro e o dinheiro, que coloca à margem do sistema social, econômico e político, milhares de invisibilizados, famintos, sem-terra, sem-teto, sem-renda, os “sem-dignidade”, nesse ciclo de exploração e marginalização que impacta desde sempre “as vidas não humanas”, entoar o Cântico das Criaturas se faz mais urgente do que nunca. O que temos hoje é a terra cimentada para o funcionamento das cidades, que servem ao fluxo desenfreado do ser humano autômato, ou da propagação do pasto para a produção de gado ou de soja em larga escala. A biodiversidade se resume à monocultura para faturar. O antropocentrismo anula a centralidade na comunidade de vida, de que somos parte, querendo ou não.
No contexto contemporâneo, vivemos também um crescente de regimes autoritários em várias regiões do mundo e como tendências e experiências no Brasil, regradas de onda de ódio, louvor às armas, à violência social e estatal diante do outro, atitudes explícitas de racismos, antissemitismo, xenofobismo, homofobismos e machismos. Ao mesmo tempo que se propaga uma política de segurança que persegue negros e residentes de comunidades periféricas, facções criminosas e de milícias, ocupam e sequestram a liberdade e a dignidade dessas pessoas.
Assim, é preciso interpretar as correntes ideológicas e políticas, que formam corações e mentes, muitas vezes, utilizando dos espaços e expressões religiosas, e apresentar formas de promover e mobilizar as pessoas para o projeto político da paz – como possibilidade concreta de uma nova forma de ser e relacionar-se superando estilos, formas e ideologias intolerantes, sectaristas, violentas, bélicas, ultraconservadoras e criminosas.
Por isso, canta Francisco, pois a Mãe Terra tem saudades de ti, e teus irmãos esperam as mudanças para que o futuro não seja semeado pelo descaso, exploração, violações tantas e de morte.
Frei Marx Rodrigues dos Reis, diretor-secretário do Sefras – Ação Social Franciscana