Missões populares Franciscanas Araguari-MG


“Com Francisco e Clara, anunciar o Evangelho a toda criatura!”

Entre os dias 26/07 e 02/08, Ir. Altiva e Ir. Vanda e as noviças Suellen e Lucinéia participaram da Semana missionária franciscana em Araguari-MG, parte do triângulo mineiro. Foram dias ricos pela diversidade de outros 70 missionários vindos de vários estados brasileiros e de diversas congregações religiosas.

Os missionários foram acolhidos carinhosamente na cidade sorriso e a alegria franciscana tomou conta da cidade. Com alegria no coração, em carreata, após uma calorosa recepção, percorreram ruas e avenidas com louvores e muita animação, seguida da Missa de envio presidida por Dom Paulo Francisco Machado, bispo de Uberlândia. As famílias os acolheram em suas casas com simplicidade e carinho.

“Em procissão, feliz da vida”, se faziam as caminhadas penitenciais que aconteciam às 5:30 horas da manhã e, em seguida, rezávamos o ofício das comunidades. Missionários e missionárias, indo e vindo, sinais de Deus, reflexo de sua luz, que se espalham e a todos anunciam a presença de Jesus.

Após o café no salão paroquial, divididos em duplas, saíam para as visitas às famílias na área urbana da cidade. Em um dos dias da semana realizaram as visitas e celebrações também na área rural da cidade.

Dispostos a marchar, missionários e povo, acenderam suas velas e caminharam pelas ruas contanto louvores a Deus e adorando o Santíssimo Sacramento.

Não faltou também o passeio ciclístico interagindo com os jovens, com as famílias e com todo o povo convocado da cidade de Araguari.

Os missionários estiveram presentes na Matriz Nossa Senhora de Fátima, nas comunidades São Francisco de Assis e Nossa Senhora desatadora dos nós, além das comunidades rurais Santa Cruz, Alto São João Batista e Nossa Senhora Aparecida.

Em cada dia de visita tinham os jovens da paróquia como anjos que os guiavam até as famílias que nos receberiam.

No encerramento houve a Marcha Franciscana. E nesta Marcha, no louvor da criação, lembrou-se do nosso compromisso, do Amor na Ecologia, com gestos concretos de cada irmão! O perdão, em penitência, todos pediram, assim como nos instruiu São Francisco de Assis. Desta forma, vivemos dias intensos de encontro como deve ser uma “Igreja em saída”.


↩ Voltar