Um tempo para celebrar…


Mes Alcantarino.siteNeste mês, que no Brasil, chamamos de Mês Alcantarino, porque nele celebramos nossas principais festas e datas importantes para o Instituto, quero refletir sobre nosso carisma, e o modo como cuidamos dele.

Primeiro é importante lembrar que não somos nós que temos o carisma, é o carisma que nos tem. Ele nos sustenta, mesmo que o deixemos de lado, ele não nos deixa, continua sempre vivo a nos provocar. Ele nos impulsiona na missão, o carisma é um dom que nos antecede.

Viver o Mês Alcantarino é CELEBRAR a graça das origens, voltar-se ao primeiro amor, perceber o carisma como um tempo de floração, sempre que encontrar alguém que recebe e acolhe a graça das origens, o Instituto todo floresce.

Portanto, cuidemos das novas gerações como este broto, prestes a florescer. Sempre é tempo de floração, sempre é primavera para um Instituto Religioso que é capaz de morrer em alguns aspectos para nascer mais forte em outros.

Pensemos nas palavras do Papa Francisco, que nos convida, como consagrados, a valorizar as origens, olhar o passado com gratidão, o presente como dom, e o futuro com esperança.

RECORDAR COM GRATIDÃO O PASSADO

Sem o passado não existe presente, ficamos sem raiz, sem origem. Tornar presente o passado, este deve ser o cuidado das novas gerações, beber da fonte das origens, se fortalecer no exemplo das nossas primeiras irmãs. Por isso, o Mês Alcantarino é tão importante, é o momento onde nos dedicamos a olhar com maior atenção nossas origens.

VIVER COM PAIXÃO PRESENTE

Somos chamadas a olhar o momento presente como uma dádiva, uma graça, um presente de Deus. Convoca-nos a abraçar tudo como dom. Viver a vida fraterna como um verdadeiro presente. Cada irmã com a qual vivo e convivo é um presente de Deus. Recordar o que Deus tem feito por mim, pela minha família religiosa e, agradecer. Colocar a memória dentro do coração

ABRIR-SE COM ESPERANÇA AO FUTURO

Abrir-se para o futuro com confiança, não cabendo nenhum sentimento de desânimo, de tristeza de desolação. Abrir-se para um desejo de conversão, não apenas como mudança, mas como abertura para o chamado inicial; reviver o Primeiro Amor.

Nosso Carisma nos reporta ao encontro com o Crucificado. Este mesmo encontro que se tornou o princípio de nova vida para Francisco. São Francisco entendeu o que Deus havia sonhado para Ele no encontro pessoal com o Crucificado. Nosso carisma nos convida a reviver este encontro diariamente e, com ALEGRIA. Esta alegria que é considerada uma marca Franciscana Alcantarina.

Viver diariamente a comunhão fraterna, viver o carisma compartilhado, juntas, como irmãs. Pensando sempre que a vida que recebemos é comunhão. Esta comunhão é o amor de Deus. Nosso Deus é comunhão. Nosso Deus é amor.

E, se por ventura, o desânimo nos visitar, pensemos: se a obra é de Deus passa pelo sofrimento e é Pascal, se não é, é destinada a morrer. Nossa missão vem de Deus; a Cruz faz parte dela, passa pelo sofrimento, é também PASCAL. Nosso carisma nos compromete com a alegria.

Para cuidar do CARISMA, precisamos conhecê-lo, celebrá-lo, revivê-lo no dia a dia da nossa missão. O Mês Alcantarino significa para nós este tempo forte em que voltamos o olhar com atenção para o nosso Carisma. Aprofundamos, refletimos e buscamos testemunhá-lo aos irmãos e irmãs que partilham da nossa Missão.

É necessário pedir a Deus o dom do Discernimento, pois este nos ajuda a conhecer bem a realidade em que estamos inseridas e, depois, contemplar esta realidade com o olhar de Deus, com esperança. Conscientes de que é o meu testemunho que vai anunciar este Carisma. E, a exemplo de São Pedro de Alcântara, estaremos cuidando do nosso Carisma sendo verdadeiras Mestras do Espírito e “mulheres de oração”.

Enfim, neste Mês Alcantarino, convido cada irmã para reviver o sonho de nossos santos fundadores e de nossas primeiras irmãs. O sonho da vida fraterna, o sonho de expandir nosso carisma e partilhá-lo com o mundo. Foi para isso, e por isso, que doze das nossas irmãs cruzaram o oceano e vieram com coragem e muito amor transbordar o Carisma Alcantarino em terras brasileiras.

Fortalecidas pelo exemplo e testemunho de nossas primeiras irmãs, peçamos a Deus que nos dê a Sua graça e Sua benção e nos fortaleça na Missão.

Ir. Virgínia Matias Homem – Superiora Provincial


↩ Voltar