Natal: acolhida e partilha!


“Eis que vos anuncio uma grande alegria: Nasceu-nos hoje um Salvador que é o Cristo Senhor!” (Lc 2,10-11)

 

presepioNovamente nos encontramos no Advento, dentro de um ambiente espiritual de preparação para a celebração do nascimento de Jesus Cristo. A voz profética de João batista, o precursor nos convida à conversão, à penitência e a renovação.

Viver o advento consiste em nos colocarmos numa atitude de atenta espera, isto é, de expectativa da vinda permanente de Cristo. O Evangelho nos recorda que é necessário vigiar porque o Senhor virá: “Ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá” (Mt 24,44). De fato, Ele está chegando a cada momento nos fatos, nos acontecimentos, situações interiores e de pessoas que chegam, pois tudo deve torna-se para o cristão, caminho para Deus.

No início do Ano Litúrgico, deparamos com o grande mistério da Encarnação, que representa a extraordinária manifestação do amor de Deus. A Igreja nos pede empenho para o resgate do verdadeiro espírito do Natal. Deus se fez homem para que os homens se aproximassem de Deus. Com a força de cristo, também nós devemos renascer todos os dias, com o coração e a alma aberta.

Jesus é o Príncipe da Paz, o alicerce da justiça e a garantia da solidariedade e da ação fraterna. O Natal é também acolhida do Senhor que vem fazer morada no meio de nós, mas é partilha, com os irmãos mais necessitados, pobres e sofredores, num verdadeiro mutirão de solidariedade.

O Natal é o acontecimento histórico pleno do mistério, porque nasceu um menino que é plenamente humano sim, mas ao mesmo tempo o Filho Unigênito do Pai, o Salvador.

A cada ano, a comemoração do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, nos traz alegria, fé, encanto, esperança e confraternização. Ele é o Filho de Deus oferecido à humanidade. Jesus vem nos tornar irmãos e irmãs e a nos ensinar os caminhos da simplicidade, humildade e da partilha. Que haja sempre entre nós partilha e esperança. Que este tempo tão forte de reflexão, oração e acolhida do Deus da vida que se encarna tornando-se um de nós, nos ajude a colocarmos a solidariedade como ideal e que seu espírito de amor e de doação esteja sempre em nossas vidas e que deixemos, Ele nascer e renascer em nossos corações.

Que neste Natal cada um de nós possa reconhecer, nos acontecimentos históricos e pessoais, o Deus feito homem-criança como seu Salvador e possa viver e proclamar a alegria desta notícia.

Natal é Deus Conosco!

Com fraterno abraço,

Ir. Ana Maria H. Silva

 

iranamaria*Irmã Ana Maria H. da Silva é

franciscana alcantarina,

Teóloga, Conselheira e Ecônoma Provincial


↩ Voltar