Bíblia, Palavra inspirada por Deus


No Mês de Setembro, a Igreja nos convida a dar uma especial atenção, para a Sagrada Escritura. A Bíblia é a palavra de Deus, pois foi sob o impulso do Espírito Santo que homens falaram e escreveram a respeito de Deus.

Os Santos Padres da Igreja eram todos unânimes em afirmar que Deus é o autor da Sagrada Escritura e que o hagiógrafo é um instrumento de Deus, e nós como Igreja acolhemos esta verdade.

A Constituição dogmática Dei Verbum do Concilio Vaticano II, nos ajuda nesta reflexão quando nos diz : “ As coisas reveladas por Deus  que se encontram escritas na Sagrada Escritura  foram consignadas por inspiração do Espírito Santo”.

Para escrever os livros Sagrados, Deus escolheu homens com suas capacidades e faculdades, para escreverem tudo aquilo que só ele  queria. Deus ao atuar no homem faz com delicadeza, respeitando a liberdade que ele próprio  nos deu, quando lhe somos dóceis  ele pode realizar  em  nós sua vontade.

Portanto a Sagrada escritura não é fruto meramente humano, mas humano e divino, pois os dois são verdadeiros autores dos livros Sagrados.

A Bíblia é “Fonte Pura e Perene da Vida Espiritual” (DV 21), portanto busquemos  na Palavra de Deus a fonte para nossa vida  Espiritual , para o conhecimento  das verdades da nossa fé e do próprio Cristo .

Como nos diz São Jerônimo “desconhecer as Escrituras é desconhecer a Cristo.” Que neste mês da Bíblia voltemos nossos olhos para este livro Sagrado que é a luz para nossos passos, onde buscamos conhecimento para trilharmos os caminhos de uma verdadeira vida Cristã.

 

* Irmã Beatriz Freitas Teixeira éir beatriz

Franciscana Acantarina

e estudante de Teologia 


↩ Voltar