O olhar misericordioso de DEUS


#Ano-Misericordia-2106

“Dos altos céus o Senhor olha e observa;
ele se inclina para olhar todos os homens”. (Sl 33,12
)

  Nesta quaresma do ano jubilar da misericórdia somos convidados a experimentar o amor de um Deus que se rebaixa, que se inclina para nos olhar, para nos cuidar. Um Deus que com Seu olhar misericordioso nos observa e acompanha o nosso caminhar. Um Deus que se interessa por Seu povo. Um Deus que acolhe em Seu coração as misérias do homem.

Quando reflito sobre este olhar misericordioso de Deus, penso nas sábias palavras do Papa Francisco: “Deus jamais se cansa de nos perdoar. Nós é que nos cansamos de pedir perdão”. “Temos de aprender a ser misericordiosos com todos”. O Papa ainda insiste: “Vocês já pensaram na paciência de Deus? É sua misericórdia.” Deus não se cansa de nos perdoar, se soubermos voltar para ele o coração arrependido. É grande a misericórdia de Deus. Neste ano jubilar o Papa Francisco tem sido incansável em nos orientar a respeito da grande misericórdia de Deus.

#Ano-Misericordia-2016 (3)Sejamos nós incansáveis em acolher suas orientações e fazer da nossa vida em comunidade o lugar privilegiado do perdão. Lembremos que não perdoar é enclausurar o outro no erro que cometeu. Não podemos esquecer que a fraternidade é o lugar privilegiado do perdão e da festa da reconciliação; o lugar onde a vida nova se fecunda, onde se celebra o abraço do Pai ao filho pródigo. Façamos das nossas comunidades uma festa continua do perdão, da reconciliação, da misericórdia. Se agirmos desta forma seremos testemunhas fiéis de um Deus que é rico em misericórdia e atrairemos muitas vidas para o abraço do Pai.

A Quaresma deste Ano Jubilar é um tempo favorável para converter o nosso coração ao amor paciente e misericordioso de Deus, lembrando que o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor.

A Igreja do Brasil, como e#Ano-Misericordia-2016 (4)m todos os anos durante a quaresma, escolhe um tema para reflexão. Este ano o tema é “Casa Comum, nossa responsabilidade”, o lema bíblico é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), tendo como Objetivo Geral: “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.

Somos franciscanas e é nosso dever contribuir para que esta Campanha da Fraternidade seja bem vivida em nossa sociedade e leve realmente as pessoas a pensarem e a promoverem a vida. O teólogo Leonardo Boff escreveu em seu livro “Saber cuidar”, que “Cuidar é mais que um ato, é uma atitude. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e envolvimento afetivo com o outro.” (BOFF, 1999, p.33). O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de
atenção. Portanto, vamos cuidar da nossa Casa Comum, tratando o nosso planeta e tudo que existe nele, com atenção, carinho, preservando e dando exemplo de cuidado. Como franciscanas Alcantarinas esta também é nossa missão!

Não percamos este tempo quaresmal, favorável à conversão! Peçamos a intercessão maternal da Virgem Maria, a primeira que, diante da grandeza da misericórdia divina, reconheceu a sua pequenez (cf. Lc 1, 48), confessando-se a humilde serva do Senhor (cf. Lc 1, 38).

Pelo sim de Maria a misericórdia se fez carne e entrou no coração do homem. Que a mãe da misericórdia nos ajude a acolher esta misericórdia em nosso coração e testemunharmos o amor de Deus que é “o Deus de toda consolação, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua gra#Ano-Misericordia-2016 (2)
ça” (Ef 1,7).

Maria, a mãe da misericórdia nos ensine a sermos sinais de misericórdia no mundo. Que ela volva seu olhar misericordioso sobre todas nós e nos ensine a acolher as misérias umas das outras com um coração paciente, pleno de amor e generoso em perdoar.

Nesta quaresma do ano jubilar da misericórdia desejo a cada irmã e a cada pessoa que acompanha a nossa página pelo Portal, que abra seu coração para o amor misericordioso de Deus, que é o Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação (cf. 2Cor 1,3), para que consolados por Cristo nós também sejamos capazes de amar as misérias de nossos irmãos e irmãs e consolá-los. Pratiquemos obras de misericórdia, sejamos portadores da benção de Deus.

Boa e santa quaresma a todos.

Ir. Virgínia Matias Homem

Superiora Provincial


↩ Voltar