Jubileu de Prata da Superiora Provincial


No ultimo dia 12 de fevereiro, foi o dia da Comunidade da Casa Provincial celebrar o Jubileu de Prata de Irmã Virgínia Matias Homem, nossa Superiora Provincial.

As comemorações iniciaram com um almoço festivo, com a presença das nossas colaboradoras e do amigo Pe. Martin Islas, OVB.

À tarde a Celebração Eucarística, momento ápice da festa. O nosso fundador Dom Gargiulo em uma de suas cartas escreveu: “Com a emissão dos votos uma religiosa se declara toda de Deus”. Foi este o espírito da Celebração: alegramo-nos pelos 25 anos que ela se declarou ser toda de Deus na congregação Franciscana Alcantarina. Foram 25 anos de amor e doação a serviço de Deus e dos irmãos. 25 anos de dedicação, alegria e também Acolhamos cruzes, e uma única certeza até aqui o Senhor a conduziu.

A celebração Eucarística foi presidida por Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM, Ministro Provincial da Província da Imaculada e o nosso amigo Pe. Mário, da diocese de Santo Amaro.

Irmã Virginia nasceu na cidade de Sapucaia do Sul – Rio Grande do Sul. Seus pais Senhor Antônio e dona Laura, tiveram 4 filhos dos quais Irmã Virgínia é a terceira.

Irmã Virgínia entrou na nossa família religiosa Alcantarina aos 15 anos na Casa dos amigos de Santo Antônio em Porto Alegre. Fez o postulado no rio de Janeiro e Noviciado em Belo Horizonte, sendo admitida a primeira profissão Religiosa no dia 12 de janeiro de 1991, com 22 anos. Durante estes anos serviu ao Senhor em diversas frentes de missão.

Sua primeira fraternidade foi no Hospital São Vicente, em Gália, SP.

Depois, ainda servindo na área da saúde no Hospital São Francisco de Assis, em Marília, SP. Nestas duas primeiras comunidades, fez curso de enfermagem e além de trabalhar diretamente no hospital, dedicava seu tempo à missão pastoral na Paróquia.

Depois voltou às origens da sua consagração, no nosso pensionato de senhoras idosas, na Casa dos Amigos de Santo Antônio, Porto Alegre, onde cursou Psicologia.

Após concluir o curso de Psicologia, foi transferida para o Rio de janeiro, na Casa Nossa Senhora das Dores, em uma nova frente de missão: assumiu a coordenação da comunidade, a formação das nossas jovens na primeira etapa de formação à vida Religiosa, o Postulado.

Após alguns anos, no espírito de itinerância, próprio da vida Franciscana, foi para outra comunidade, também no Rio de Janeiro. Ali continuou a missão de coordenadora de comunidade e assumiu a Formação das Jovens irmãs, o Juniorato.

Até que, em março de 2015, foi chamada a assumir o Serviço da Autoridade como Superiora Provincial, sendo assim, responsável pela animação de toda a Vida Religiosa das irmãs e das questões administrativas da província brasileira, passando a residir na Casa Provincial em São Paulo.

Encerramos as festividades, de um jeito bem franciscano de ser,  com o ágape da fraternidade.


↩ Voltar