A quebra de paradigmas no estudo da Matemática


Falar de matemática para muitos dá até calafrios de tão difícil que parece ser, pois assim essa disciplina foi vista durante bastante tempo.

Com certeza você já fez ou ouviu alguém fazer as seguintes perguntas:

Para que serve a Matemática? Ou… Quem criou a matemática?

O tom dessas perguntas pode aparecer de forma irônica ou desesperadora. Tal fato ocorre devido à dificuldade rotulada a essa disciplina. Porém, isso tem mudado na nossa escola. Os alunos do Instituto Pe. Leonardo Carrescia (IPLC) desde 2011 têm experimentado, nas aulas de matemática, um novo sentido para esta matéria. A prática de exercícios aliados a jogos.

MATEMÁTICAO projeto das salas interativas, bem como o equipamento dos laboratórios de informática, que o IPLC     possui, tornou mais fáceis a participação pedagógica nesse novo recurso online para o incentivo a matemática.

Em outubro 2012 nossos alunos, incentivados pelo professor de matemática Marcelo Montovani, atingiram o 1º lugar, no ranking da América Latina, do MANGAHIGH (jogo desenvolvido por matemáticos e especialistas em jogos da empresa educacional inglesa Blue Duck Education e reconhecido internacionalmente como uma das mais criativas ferramentas pedagógicas para o aprendizado da Matemática)

Nossos alunos aprendem, facilmente, através de jogos. Games divertidos e dinâmicos, através dos quais os conteúdos de matemática são vivenciados sob acompanhamento dos professores, que poderão perceber quais conceitos foram apreendidos ou aqueles que ainda requerem mais aprofundamento.

Com esse recurso tudo ficou diferente, é desafiador, pois os alunos que não gostavam de matemática, agora não “desgrudam” do MangaHigh e…quanto mais jogam mais aprendem.

 

 

valeriaValéria Reis Lopes Correia

é Coordenadora Pedagógica

do Instituto Pe. Leonardo Carrescia


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