Coração Misericordioso de Jesus


“No Sagrado Coração está o símbolo e a imagem expressa do Amor infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-lhe esse Amor”. (Papa Leão XIII)

#coração jesus1Neste mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, temos nas palavras do Papa Leão XIII o reflexo do que tanto insiste Papa Francisco, lembrando-nos que esta solenidade é a festa do amor, de um coração que muito amou. O amor infinito de Jesus nos abraça e nos ensina a acolher as misérias do coração do nosso irmão. Retribuindo desta forma este grande amor.

Refletir sobre o Sagrado Coração de Jesus é pensar na grandeza do amor de Deus por nós, um amor tão grande capaz de se encarnar, viver e morrer por nós, deixando-nos o inefável dom da Eucaristia. O Coração é o símbolo do seu amor. A prova do nosso amor está em recebê-lo todos os dias, cada dia com um desejo e um fervor ainda maior.

Recordemos o que nos dizia São João Paulo II “O homem de hoje tem necessidade de Cristo para conhecer Deus e para se conhecer a si mesmo; tem necessidade dele para construir a civilização do amor”. Precisamos deixar que o amor misericordioso de Jesus preencha nosso coração, para sermos protagonistas da civilização do amor. Quando dizemos: Confio e espero em vós, colocamos no coração misericordioso de Jesus toda nossa confiança. Por isso, temos a certeza de que quando nós chegamos, Ele já está lá. Quando nós O procuramos, Ele nos procurou primeiro. Ele sempre se antecipa sempre nos surpreende com seu amor.

 Para exprimir seu amor quer precisar da nossa pequenez, do nosso abaixar-se. E também precisa do nosso estupor. Mas, sobretudo, da nossa humildade em desejar um coração semelhante ao seu.

Na Bíblia encontramos este amor misericordioso, que se faz próximo, que quer fazer aliança conosco, no livro de Deuteronômio: “Escuta Israel: O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E estas palavras que hoje te ordeno estarão sobre o teu coração” (Dt 6,4-6).

O coração de Jesus é a concretização do amor, o Senhor ilumina o coração humano e o convida a compreender e mergulhar as “insondáveis riquezas” que brotam de seu Coração misericordioso. Jesus nos atrai e fala ao nosso coração, porque deseja comunicar todo o Seu amor, para que tenhamos um coração semelhante ao Seu.

Finalizo esta reflexão sobre o coração misericordioso de Jesus com as sábias palavras de nosso saudoso Papa São João Paulo II em sua primeira Encíclica Redemptor Hominis.

“A redenção do mundo, aquele tremendo mistério do amor em que a criação foi renovada é, na sua raiz mais profunda, a plenitude da justiça num Coração humano”.

Que Jesus nos conceda um coração manso, justo e humilde semelhante ao Seu.

Fraternalmente,

Irmã Virginia Matias homem – Superiora Provincial


↩ Voltar