Não tenhas medo


Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”(Is 41,10)

IMG-20151010-WA0022Com estas palavras do profeta Isaías o nosso querido Santo Papa João Paulo II animava os jovens no seguimento de Jesus Cristo, dizendo: “Não tenhas medo, abre as portas para Cristo. Ele é a resposta para todas as nossas perguntas.”

Neste Mês Vocacional, animemos nossas jovens com as mesmas palavras. Animemos nossas comunidades no trabalho vocacional recordando a importância de lançar as redes sem medo, com a coragem que nos vem de Deus. É Ele e somente Ele quem chama, nós somos mediadores deste chamado e temos o dever de ajudar os jovens no caminho do seguimento.

Rezemos pelas vocações. Lembremo-nos do mandato do próprio Jesus: “Rogai ao Senhor da messe que mande operários” (Mt 9,38). Coloquemos no coração de Deus todos os vocacionados e vocacionadas, para que estes tenham a coragem de dar um SIM generoso ao Projeto de Deus em suas vidas.

Jesus continua chamando, mas nossos jovens estão com medo. Não deixemos que eles sufoquem, por medo, este chamado. Sabiamente Santo João Paulo II se dirigiu aos jovens encorajando-os a não ter medo. Dirigiu-se também a nós a não ter medo de mediar este chamado.

No serviço de animação vocacional precisamos ter consciência de que somos apenas mediadores entre Deus e o jovem. Não podemos ultrapassar este limite. Devemos deixar o jovem fazer sua escolha na liberdade de seu coração.

No Evangelho de Lucas escutamos palavras que nos encorajam a lançar as redes: “à minha palavra lançai as redes” (Lc 5,4). Contudo, não podemos esquecer que devemos “lançar as redes” somente na escuta da Palavra, na oração incessante, na oração que nos sustenta e sustenta o jovem, que nos fortalece quando tudo parece perdido. Na escuta diária da Palavra de Deus o jovem se descobre vocacionado, se descobre amado, se descobre fiel. A VOCAÇÃO nasce do conhecimento do amor; nasce da escuta da Palavra, nasce do encontro com o irmão que sofre e que necessita do nosso olhar de misericórdia. A nós cabe fazer esta mediação do encontro.

Para Santa Clara a vocação era entendida a partir da misericórdia de Deus. Deus, em sua infinita misericórdia, nos chamou ao seu amor e serviço. Neste ano da Misericórdia mostremos, com nossas atitudes e, sobretudo, nosso testemunho o grande amor misericordioso de Jesus Cristo.

Coloquemos nossos jovens nos braços de Maria, nossa especialíssima Mãe. ElSta Clara (10)a é para nós o Modelo de pessoa que escuta a voz de Deus e se coloca a serviço; escuta a Palavra de Deus e sabe discernir o que a Palavra quer dizer. Maria nos recorda que na docilidade ao Espírito de Deus a vocação floresce e dá abundantes frutos para Igreja. A vocação só tem sentido no serviço para Igreja, na missão para o Reino.

Responder ao chamado de DEUS é se antecipar no amor, na disponibilidade, no serviço, na vivência da fraternidade e no olhar de misericórdia para com aqueles que sofrem.

Peçamos ao Senhor da messe que nos envie santas vocações, e, sobretudo peçamos com as palavras de Santa Clara que “Aquele que nos deu um bom começo, possa dar o crescimento e a perseverança até o fim.”

Fraternalmente,

Ir. Virgínia Matias Homem – Superiora Provincial


↩ Voltar